ESD - Escola Superior de Dança
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESD - Escola Superior de Dança by contributor "Xavier, Madalena"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos do registo sistematizado do processo criativo com vista ao desenvolvimento de um vídeo dança no âmbito da disciplina de oficinas de dança, do 12º ano da ART’JPublication . Alves, AnitaO presente relatório de estágio, enquadrado na 8ª edição do Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, teve como objetivo compreender os contributos do registo sistematizado de um Processo Criativo na composição coreográfica com recurso ao Modelo Espetro Didático Democrático. Paralelamente, procurou-se verificar a importância do vídeo no desenvolvimento criativo da composição coreográfica. Nesta investigação-ação integrada no estágio, participaram 17 alunos do género feminino, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos, integrados na turma do 12º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra [ART’J] na Branca (Albergaria-a-Velha) no âmbito da disciplina de Oficinas de Dança, durante o ano letivo 2019/2020. A disciplina de Oficinas de Dança, dentro das vertentes da Criação e Composição Coreográfica, pretende potenciar o desenvolvimento criativo e o pensamento crítico do aluno, incentivando-o a experimentar, observar e refletir as suas experiências coreográficas. O ensino aprendizagem da composição coreográfica assume um papel central na formação do bailarino/intérprete, pois permite-lhe ter, conhecer e aplicar diferentes Métodos de Composição Coreográfica, planificar e manipular Estruturas Coreográficas e Ferramentas para a composição em dança. Esta disciplina permite ao aluno encontrar um espaço para se questionar e refletir, de modo a consciencializar o aluno para novas formas de pensar e atuar a dança. De forma a validar os dados recolhidos durante o estágio, foram aplicados os instrumentos de recolha de dados: diário de bordo, questionário e registo audiovisual dentro de uma prática pedagógica que se divide em quatro etapas: observação estruturada, participação acompanhada, lecionação autónoma e participação em outras atividades. Posteriormente à recolha de dados, procedeu-se à análise e exposição destes, o que nos leva a inferir que o registo sistematizado de um Processo Criativo, com base num Modelo de Composição Coreográfica, pode contribuir e potenciar a que os procedimentos e ferramentas implícitos num processo de criação sejam compreendidos e experienciados de forma mais consciente.