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- Abordagem inspirada nas cem linguagens: impacto na promoção da diferenciação pedagógica numa turma de 3.º anoPublication . Leopoldo, Joana Gaspar; Lino, Dalila Maria Brito da CunhaA investigação intitulada abordagem inspirada nas Cem Linguagens: impacto na promoção da diferenciação pedagógica numa turma de 3.º ano, surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório final encontra-se estruturado em duas partes principais: (i) análise das intervenções desenvolvidas em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e (ii) apresentação do estudo e análise dos seus resultados. O objetivo geral consiste em investigar de que forma a abordagem inspirada nas Cem Linguagens potencia a expressão individual dos alunos. Para orientar o processo investigativo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as linguagens preferidas dos alunos para se expressarem no contexto escolar e averiguar de que forma utilizam essas linguagens na comunicação interpessoal e na construção de conhecimento; (ii) compreender os contributos da abordagem inspirada nas Cem Linguagens na promoção da autonomia e da autoestima dos alunos e (iii) compreender de que forma a escuta ativa ajuda a desenvolver competências de trabalho em grupo. Face aos objetivos supracitados, delineou-se uma metodologia qualitativa, com carácter exploratório e características de investigação-ação. Foram mobilizados para recolha de dados, um questionário, uma entrevista semiestruturada, gravações de áudio, diários de bordo e grelhas de observação. Estes instrumentos permitiram análises de conteúdo e estatística descritiva que, complementadas com triangulação teórica enriqueceram as conclusões do estudo. Os resultados evidenciam que a valorização das múltiplas linguagens da criança, e a implementação de uma pedagogia orientada para a promoção da diferenciação pedagógica em sala de aula favorecem a expressão individual dos alunos. Verifica-se ainda que o estudo proporcionou o aprimoramento de competências transversais, nomeadamente ao nível da autoestima, autonomia, respeito pelo outro e trabalho cooperativo.
