Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-04"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ler e falar, falar e ler: conceções e práticas da importância da leitura para o desenvolvimento da falaPublication . Almeida, Ana Carolina Dinis; Sousa, Carla Maria Pereira deO presente relatório surge na consequência da realização de estágio em contexto de pré-escolar, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) onde o objetivo é demonstrar de forma sistemática e fundamentada as experiências vivenciadas ao longo dos meses da prática. A realização ocorreu numa organização na zona de Lisboa, em contexto de pré-escolar, numa sala com crianças com quatro anos de idade. O relatório para além de caracterizar o grupo de crianças, a organização, o ambiente educativo, as famílias das crianças e a equipa educativa, permite ainda evidenciar a investigação realizada acerca do tema “Ler e falar, falar e ler: Conceções e práticas da importância da leitura para o desenvolvimento da fala. Neste sentido, defini alguns objetivos, para que fosse mais fácil a organização do relatório, bem como a resposta com o maior sucesso possível à questão problemática inicial. Os objetivos definem-se por: (1) Caracterizar o papel da educadora na promoção da leitura e no desenvolvimento da fala das crianças; (2) Identificar os benefícios do processo de promoção da leitura face ao desenvolvimento da fala; (3) Caracterizar o papel dos pais relativamente aos hábitos de leitura das crianças em casa. Partindo destes objetivos, optei por realizar uma investigação de natureza qualitativa, recorrendo ao método de estudo de caso, apoiando-me ainda de métodos de recolha de dados, tais como registos escritos (notas de campo), registos fotográficos, uma entrevista à educadora cooperante, duas entrevistas a terapeutas da fala, um questionário às famílias das crianças e por fim a fundamentação teórica.