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- As crianças precisam de tédio: a descoberta das potencialidades dos materiais de fim aberto em contexto de pré-escolarPublication . Oliveira, André Filipe Azevedo; Dias, Joana Filipa da MotaO presente relatório final emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerado um documento reflexivo, caracterizador da prática pedagógica desenvolvida, numa sala de jardim de infância de 30 setembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025, pretendo descrever, fundamentar, e analisar a minha prática desenvolvida neste contexto educativo, especificamente, a caracterização do contexto educativo e dos respetivos intervenientes, as intenções definidas para a prática, a investigação desenvolvida e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância. O contacto das crianças com materiais com um único prepósito, como é o caso dos brinquedos, mostra-se muito presente no dia a dia das crianças. A utilização de materiais de fim aberto é considerada, por muitos, uma potencial alternativa para este uso, por vezes excessivo. O presente estudo procura (i) compreender as conceções dos adultos acerca dos materiais de fim aberto, da sua importância, das suas potencialidades e fragilidades; (ii) identificar as diferentes formas de exploração e manipulação de materiais de fim aberto, nas brincadeiras das crianças; (iii) compreender o impacto dos materiais de fim aberto no desenvolvimento da criatividade da criança. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, especificamente um estudo de caso num grupo de pré-escolar com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Como técnicas e processos de recolha de dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada à educadora e à auxiliar de ação educativa, à entrevista em grupo focal (focus grupo) e à observação direta do grupo de crianças, retratada através de notas de campo e grelhas de observação. Após a análise dos dados, compreendeu-se que a utilização de materiais de fim aberto contribui de forma significativa para o desenvolvimento holístico da criança, destacando-se a capacidade criativa, contrariando os efeitos prejudiciais dos materiais com um propósito único. Enquanto principais intervenientes no dia-a-dia de cada criança, o adulto apresenta um papel único na criação de ambientes propícios à manipulação, por parte das crianças, de materiais de fim aberto.