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- La irrupción de la inteligencia artificial generativa: desafíos y oportunidades en el periodismo y la regulación europeaPublication . Dos Santos, Maria José Palma LampreiaLa inteligencia artificial generativa (IAG) ha transformado profundamente la tecnología, integrándose en la vida cotidiana a través de herramientas como ChatGPT y Gemini. Esta evolución ha facilitado procesos en sectores esenciales como el periodismo, pero también ha planteado retos significativos, especialmente en relación con la desinformación. El principal objetivo de este artículo es analizar el impacto de ChatGPT y Gemini en el periodismo, así como en la sociedad en general. Los métodos incluyen una revisión (scoping review) basada en artículos de la base de datos Scopus. Los principales resultados concluyen que la creación de deepfakes y contenidos falsos ha modificado el panorama mediático y plantea riesgos para la confianza pública y la democracia. Este trabajo presenta, como resultados y conclusiones principales, los desafíos y oportunidades que la IAG ofrece en el ámbito periodístico, y explora la respuesta legislativa de la Unión Europea (UE) a través de su Ley de Inteligencia Artificial de 2024, que establece un marco regulador pionero para mitigar los riesgos asociados a estas tecnologías.
- A empatia como compreensão e humanização no jornalismo literário: da investigação jornalística às técnicas narratológicas: as reportagens de Paulo Moura sobre a Guerra do Iraque no PúblicoPublication . Cardoso, Diana Isabel Lopes Correia; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Barros, Júlia Leitão deNuma reportagem literária, é possível — através da combinação dos vários tipos de narrador e pontos de vista — fazer o leitor mergulhar nos pensamentos e sentimentos das personagens, maximizando assim a possibilidade de empatia com eles. Esta é uma das principais características que distingue o jornalismo literário do jornalismo convencional, aproximando-o da literatura de ficção. Assente nesse debate, a robusta discussão teórica de que parte este trabalho procura primeiramente desmistificar a doutrina da objetividade jornalística. Posteriormente, aprofunda os elementos que constituem o género como legítimo e concomitante em relação ao jornalismo convencional e analisa a sua origem, através da identificação dos traços de oralidade que o constituem. Recorrendo a uma abordagem que combina contributos dos estudos do jornalismo e dos media, da Narratologia, das Relações Internacionais, da História e da Sociologia, — partindo do modelo narratológico proposto por Cecila Aare (2016) — o estudo de caso constitui uma análise narratológica ilustrativa de 39 reportagens do jornalista Paulo Moura, relativas à Guerra do Iraque, publicadas entre 15 de fevereiro e 24 de abril de 2003 no Público. A investigação revela que, para a empatia das reportagens, contribuem o modo como o repórter fez a investigação jornalística e as técnicas narratológicas utilizadas, ainda que se verifiquem casos atípicos resultantes de tentativas de tornar a narrativa mais aprazível à luz da doutrina da objetividade.
- Análise de sentimentos sobre as opiniões partilhadas em online reviews: plataformas de streaming de vídeoPublication . Marques, Raquel Pimpão; Machado, Ana Teresa; Santos, ZéliaCom a evolução constante da internet, nomeadamente da Web 3.0, estamos perante uma população cada vez mais presente no mundo online, onde apenas em segundos consegue obter toda a informação que procura, aceder aos seus conteúdos favoritos e estar em contato com qualquer pessoa. Desta forna, a internet torna-se na sua melhor amiga, levando os indivíduos a abandonar lentamente alguns espaços audiovisuais, como por exemplo: a televisão e o cinema. É, então que, com estas grandes modificações, nomeadamente na área do entretenimento, as online reviews passam a ser uma referência para os consumidores. Um tipo de eletronic word-of-mouth (eWOM), onde os consumidores trocam informações sobre um produto, serviço e/ou empresa – conduzindo a uma interação visível entre os mesmos que acabam por partilhar as suas experiências e opiniões com a comunidade digital. Torna-se, assim, uma ferramenta cada vez mais procurada pelos consumidores. Neste sentido, a presente dissertação pretende identificar, através da análise de 6.627 online reviews, divulgadas em duas plataformas de recomendação – Google Play e Trustpilot - quais os principais aspetos mencionados e as respetivas opiniões dos consumidores, tendo como caso de estudo as três principais plataformas de streaming de vídeo: a Netflix, a Prime Vídeo e a Disney Plus. Os resultados indicam que, em geral, os consumidores valorizam aspectos como a qualidade do conteúdo, a variedade de opções disponíveis e a usabilidade das plataformas. Por outro lado desvalorizam as funcionalidades das plataformas de streaming, como o idioma, métodos de pagamento e atualizações de software.
- Explorar a influência da reputação organizacional na atitude face à marca e intenção de compra do consumidor: o caso da ProzisPublication . Correia, Matilde Costa; Miranda, Sandra Marisa LopesEste estudo tem como objetivo analisar o impacto da reputação da marca Prozis na atitude face à marca e na intenção de compra dos consumidores. A Prozis destaca se como líder no mercado de nutrição desportiva em Portugal, exportando também para todo o mundo. Recentemente, enfrentou desafios significativos devido às polémicas declarações sobre os direitos das mulheres, feitas pelo seu fundador, o que afetou a perceção pública da marca e o relacionamento com os seus stakeholders. Esta pesquisa explora como a reputação da marca influencia a atitude face à marca e a intenção de compra. Para alcançar este objetivo, realizou se um estudo quantitativo operacionalizado pela aplicação de inquéritos a uma amostra de 235 consumidores. A pesquisa focou-se num modelo teórico de análise comportando três construtos principais: reputação da marca, atitude face à marca e intenção de compra. Os resultados indicam uma reputação moderadamente positiva, especialmente em termos de inovação e qualidade do produto. No entanto, os campos da liderança da marca e o apoio a causas sociais apresentam valores mais baixos, sugerindo a necessidade de melhorar a relação entre marca e consumidor. O estudo confirma que a reputação da marca tem um impacto direto nas atitudes dos consumidores e nas intenções de compra. Apesar da perceção positiva da marca, existe uma discrepância acentuada entre a atitude face à marca e a intenção de compra dos consumidores. Embora os consumidores reconheçam a qualidade e o valor dos produtos da marca Prozis, parecem existir outros fatores que podem estar a diminuir as intenções de compra. Este estudo sugere que o fortalecimento e enriquecimento da relação entre marca e consumidor podem servir para aumentar as intenções de compra. Esta pesquisa contribui para compreender de que forma a reputação da marca, particularmente no contexto de controvérsias públicas e crises, pode influenciar o comportamento do consumidor.
- Nos bastidores do jornalismo televisivo: quando o essencial pode ser invisível aos olhos dos telespectadores (o caso da RTP, SIC e TVI)Publication . Bento, Rúben Miguel da Quinta; Cardoso, Fátima LopesO jornalismo televisivo constitui uma das fontes de informação mais relevantes para a sociedade portuguesa, com afirmação crescente no território mediático, ao longo dos anos. Contudo, o telespectador não tem noção da intrincada natureza do processo de produção jornalística que ocorre nos bastidores das notícias. Para além de conceitos teóricos, o jornalismo em televisão requer uma infraestrutura técnica fundamental, que envolve uma vasta equipa com múltiplas funções, como repórteres, editores, produtores, realizadores, pivots, técnicos e assistentes. Cada conteúdo jornalístico surge de um processo meticuloso que associa investigação, edição e organização, enfrentando desafios para garantir que chegue de forma clara ao público. Com o objetivo de analisar, discutir e perceber os processos intrínsecos aos bastidores do jornalismo televisivo, esta dissertação procura, através de cinco fases investigativas (pesquisa documental, estudo de caso, análise de conteúdo, observação participante e entrevistas), perceber o que interfere na hierarquização dos conteúdos informativos nos alinhamentos dos noticiários de televisão de horário nobre, em Portugal, a partir do Telejornal, da RTP1, Jornal da Noite, da SIC, e Jornal da Nacional, da TVI. O trabalho de coordenação destes noticiários não é um processo fechado, pelo que, para além de depender da atualidade informativa e dos valores-notícia, subordina-se a outros condicionantes, que foram identificados na investigação.
- Relações públicas e desporto: questões de género e public affairs no Sporting Clube de PortugalPublication . Lima, Rute Ramos Rosa; Eiró-Gomes, MafaldaO Desporto é um dos grandes motores da sociedade portuguesa, atualmente. Visto por uns como uma forma de escapar à realidade, é para outros, uma fonte de rendimento bastante lucrativa. Na sua vertente educativa, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, física, social e culturalmente, constituindo-se num dos setores com maior poder e abrangência na sociedade. No entanto, tem sido desde sempre pautado pelas desigualdades entre homens e mulheres, e apesar dos enormes progressos que têm sido conseguidos aos longo dos anos, considera-se que o homem e a mulher ainda não estão em pé de igualdade, com condições, salários e visibilidade bastante dispares na maioria dos desportos. Devido à sua visibilidade, o desporto pode ser utilizado como uma plataforma para reduzir as desigualdades, não só em si mesmo, mas noutros setores da sociedade. Discute-se então, qual o papel das Relações Públicas neste contexto, quando inseridas numa instituição desportiva. Através de um estágio curricular realizado no Sporting Clube de Portugal, no “Departamento de Institucional & Public Affairs”, pretende-se compreender qual a posição do Clube em relação às questões de género no desporto e que ações promove nesse sentido, bem como a forma como utiliza estratégias de Relações Públicas para atenuar as diferenças entre o desporto feminino e masculino, equipas e atletas.
- Estratégia de relações públicas para a “Aldeias de Crianças SOS”Publication . Cordeiro, Beatriz Capela; Eiró-Gomes, MafaldaQuando falamos das Organizações da Sociedade Civil (OSC), a Comunicação Institucional possui funções semelhantes às de qualquer outra organização, sabendo, contudo, que nestas, a comunicação só estará a cumprir o seu papel quando contribuir para a missão da organização. Partindo de uma revisão bibliográfica sobre Relações Públicas, Comunicação Institucional, Comunicação de Interesse Público e Comunicação para a Mudança Social e de Comportamentos, procura-se, com o presente trabalho de projecto analisar e oferecer um novo olhar sobre a “Comunicação” na (e da) Associação das Aldeias de Crianças SOS. Se as pessoas crescem e mudam, o mesmo acontece com as organizações. Em organizações com mais de 6 décadas, em Portugal, como é o caso da Associação das Aldeias de Crianças SOS compreende-se a necessidade de expressar uma nova identidade - reformulada quotidianamente de acordo com as necessidades do mundo atual - e fortalecer a sua reputação - num diálogo constante com as comunidades. Tal é o objectivo deste projecto.