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- Promovendo a literacia do oceano com recurso as especialistas: um estudo de caso no 2.º ano do 1.º CEBPublication . Santos, João Pedro Pereira; Valente, BianorO presente relatório final desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O estudo, intitulado O Impacto de Especialistas na Aprendizagem da Literacia do Oceano no 2.º ano, foi desenvolvido com alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, definindo-se como problemática: De que forma o recurso a especialistas contribui para o desenvolvimento da literacia do oceano de estudantes do 2.º ano de escolaridade. De forma a dar resposta à problemática definiram-se como objetivos específicos da presente investigação (i) descrever a evolução das conceções dos alunos sobre o oceano; (ii) identificar os tipos de interação que os alunos estabelecem com os especialistas; e, (iii) caracterizar a opinião dos alunos sobre o papel dos especialistas. Levando em consideração os objetivos supracitados, optou-se por uma metodologia de cariz qualitativo, tratando-se o desenho da investigação de um estudo de caso único. Os dados foram recolhidos a partir de produções realizadas pelos alunos, gravações das sessões conduzidas pelos especialistas e questionários pós-sessões. Os resultados do estudo permitiram verificar que a aprendizagem da Literacia do Oceano através de especialistas tem efeito positivos nos alunos.