Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-04"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O ambiente como fator influenciador do brincar no jardim de infância: um estudo sobre a conceção dos paisPublication . Cardoso, Ana Rita Ferreira; Rodrigues, Carina; Pombo, AndréO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), abrangido pelo plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, e tem como principal propósito enquadrar de forma reflexiva, crítica e fundamentada o processo de intervenção desenvolvido enquanto educadora-estagiária num contexto de Jardim de Infância (JI), no período compreendido entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, com um grupo constituído por 24 crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. O relatório inclui, também, uma investigação desenvolvida em torno das conceções das famílias sobre o ambiente enquanto fator influenciador do brincar no jardim de infância (JI), delineada a partir do desempenho tanto dos pais como das crianças em estudo, e através da qual procurei, mais especificamente: (i) conhecer as conceções dos pais sobre o ambiente (barreiras e/ou facilitadores) na promoção do brincar no Jardim de Infância; (ii) compreender o modo como essas mesmas conceções dos pais influenciam o seu comportamento face à ação lúdica do(s) filho(s); e (iii) analisar o modo como o comportamento dos pais promove e/ou condiciona a ação lúdica da criança, identificando possíveis barreiras parentais ao brincar. Do ponto de vista metodológico, a investigação assume uma natureza qualitativa, baseando-se no método de estudo de caso, tendo-se recorrido a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados, com vista à análise do seu conteúdo e posterior triangulação, nomeadamente: a observação direta participante e não participante, registos de observação, um inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas e a escala “The Children’s Physical Environments Rating Scale” (CPRES5) (Moore, 2012). Através do presente estudo compreende-se o quão importantes se revelam as experiências e vivências no espaço exterior para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, evidenciando-se o papel dos/as adultos/as enquanto facilitadores ou condicionadores do brincar, assim como a importância da qualidade do ambiente onde essas brincadeiras ocorrem. A forma como os adultos atuam influencia diretamente o modo como as crianças brincam, logo é crucial sensibilizá-los relativamente aos riscos que surgem quando as crianças são privadas da liberdade de brincar no espaço exterior e de se conectar com a Natureza. O presente relatório descreve, ainda, o relevo da formação e das experiências nas PPS I e PPS II, relativas aos contextos de Creche e Jardim de Infância respetivamente, na construção da minha identidade profissional.
- Ensino a distância com recurso a MOOC para a capacitação ambientalPublication . Miranda, Sandra; Almeida-Silva, M.; Sarreira, Pedro; Camus, Cristina Inês; Monteiro, Ana; David, Alexandra; Manteigas, Vítor; Abreu, RenatoO contínuo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) reorganizaram o modo como vivemos, comunicamos e aprendemos. Para as instituições de ensino superior, as TIC potenciaram o crescimento das modalidades do ensino a distância e a abertura de novos ambientes de aprendizagem, com recurso à educação digital. Como exemplo, os MOOC ganharam protagonismo a partir do movimento da educação aberta, do software livre e da disponibilização de conteúdos abertos e representam ainda uma inovação educativa, que combina e difunde os recursos tecnológicos. O Politécnico de Lisboa, naquela que foi uma iniciativa pioneira, conjunta e multidisciplinar, mobilizou quatro das suas unidades orgânicas (ESCS, ESELx, ESTeSL e ISEL), como o apoio do EaD@IPL – Grupo de Ensino a Distâncias do Politécnico de Lisboa, para a criação do MOOC “Sustentabilidade Ambiental: Mobilizar, Observar e Operacionalizar”, alojado na plataforma NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências”.