Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-31"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- “Joana, podes ler uma história?”: a importância das histórias no jardim de infânciaPublication . Carvalho, Joana Filipa Lopes de; Sousa, CarlaO presente relatório intitula-se “Joana, podes ler uma história?” - A importância das histórias no jardim de infância” e foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de jardim de infância. Neste documento é apresentado um trabalho reflexivo sobre o processo de intervenção, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos. Desta forma, no presente relatório encontra-se a caracterização do contexto socioeducativo, no qual o leitor ao ler, terá informações cruciais para compreender as minhas intenções educativas. Estas foram definidas para a ação com as crianças, com as famílias e com a equipa educativa. Em seguida, há um capítulo dedicado à investigação, dividido em subcapítulos. No último capítulo, estão presentes as minhas considerações finais em relação à minha prática educativa. Quanto à investigação, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, acerca de uma situação observada e vivida na prática profissional supervisionada. Os objetivos definidos foram: i) Conhecer e analisar as conceções da educadora e das famílias acerca da importância das histórias no jardim de infância; ii) Compreender e analisar o papel do educador de infância e das famílias na promoção de histórias às crianças; iii) Identificar as práticas pedagógicas que a educadora implementa com as crianças na promoção de histórias e no contacto com os livros. Por fim, após a análise dos dados recolhidos através das técnicas e instrumentos de recolha de dados selecionados, foi possível retirar algumas conclusões: i) promover momentos de leitura de histórias às crianças potencia o desenvolvimento de competências como a criatividade, vocabulário, linguagem e imaginação; ii) o educador e as famílias desempenham um papel crucial na promoção da leitura de histórias às crianças, estimulando o gosto pela leitura e estabelecendo, ao mesmo tempo, um vínculo na relação adulto-criança.
- ComuninecosPublication . Carneiro, João Miguel Freire de Almeida; Wengorovius, RitaEste relatório de projeto tem por finalidade fazer uma reflexão sobre os processos formativos, laboratoriais, artísticos e criativos que levaram à construção de esculturas em arame e pasta de papel, conhecidas popularmente por cabeçudos e à organização de um desfile de índole popular com a comunidade do Bairro da Nazaré, freguesia de São Martinho, cidade do Funchal, Região Autónoma da Madeira. O processo desenvolvido teve como entidade acolhedora a associação OLHO.te que facilitou o encontro doutras possibilidades de diálogo entre várias entidades culturais, sociais e politicas, entre o património cultural material e imaterial, entre a formação artística e as boas práticas cidadãs.