Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-22"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- De que forma a voz da criança é uma voz ativa no jardim de infância?Publication . Amaro, Maria Ana de Sousa Almeida Oliveira; Sousa, CarlaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, lecionada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. O mesmo documenta, de forma contextualizada, reflexiva e fundamentada, todo o processo vivido na prática, bem como a investigação realizada. Este relatório apresenta a investigação realizada que baseia-se na problemática “De que forma a voz da criança é uma voz ativa no jardim de infância?”, tendo como objetivos: (i) compreender como a educadora de infância conceptualiza a participação ativa; (ii) compreender de forma as crianças se sentem ouvidas no ambiente educativo e de que forma caracterizam a sua participação; (iii) identificar as práticas educativas usadas pela educadora para apoiar e promover a participação ativa das crianças no ambiente educativo. Este envolveu 20 crianças com idades compreendias entre os quatro e seis anos, a educadora de infância e auxiliar de ação educativa responsáveis pela sala. A investigação permitiu identificar a importância da conceção do conceito de participação ativa por parte da educadora de infância e crianças e, para além disso, destacar várias práticas pedagógicas que podem contribuir e apoiar a participação ativa das crianças.