Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

De que forma a voz da criança é uma voz ativa no jardim de infância?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATÓRIO PSS II_Maria Amaro_.pdf1.43 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, lecionada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. O mesmo documenta, de forma contextualizada, reflexiva e fundamentada, todo o processo vivido na prática, bem como a investigação realizada. Este relatório apresenta a investigação realizada que baseia-se na problemática “De que forma a voz da criança é uma voz ativa no jardim de infância?”, tendo como objetivos: (i) compreender como a educadora de infância conceptualiza a participação ativa; (ii) compreender de forma as crianças se sentem ouvidas no ambiente educativo e de que forma caracterizam a sua participação; (iii) identificar as práticas educativas usadas pela educadora para apoiar e promover a participação ativa das crianças no ambiente educativo. Este envolveu 20 crianças com idades compreendias entre os quatro e seis anos, a educadora de infância e auxiliar de ação educativa responsáveis pela sala. A investigação permitiu identificar a importância da conceção do conceito de participação ativa por parte da educadora de infância e crianças e, para além disso, destacar várias práticas pedagógicas que podem contribuir e apoiar a participação ativa das crianças.
This report was elaborated as part of Professional Supervised Practice II, lectured in the Pre-School Education Masters. It documents, in a, reflective and grounded form, all the processes lived in a practical sense, as well as, it’s investigation. This report presents the research conducted, which is based on the question “How is the child’s voice an active voice in kindergarten?”, the objectives were: (i) to understand how kindergarten educators conceptualize active participation; (ii) to comprehend how children feel heard in the school environment and how they conceptualize their participation; (iii) to identify the educational practices used by educators to support and promote active participation of children in the school environment. This involved 20 children aged between four and six years old, the kindergarten teacher, and the educational assistant responsible for the classroom. The research allowed us to identify the importance of the concept of active participation by kindergarten educators and children, and furthermore, to highlight various pedagogical practices that can contribute to and support the active participation of children.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Participação Ativa Escuta Ativa Crianças Active participation Listening Children

Citation

Amaro, M. A. S. (2024). De que forma a voz da criança é uma voz ativa no jardim de infância? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18074

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue