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- No meio de conflitos: observação de uma sala de jardim de infânciaPublication . Martins, Ana Rita da Silva; Sousa, CarlaO relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Ao longo do relatório pretende-se a apresentação crítica e reflexiva dos processos de intervenção e investigação efetuados no contexto de jardim de infância numa organização socioeducativa de carácter semiprivado, que segue o modelo curricular HighScope. O relatório retrata o período de prática a partir do dia 2 de outubro de 2023 até dia 31 de janeiro de 2024, com um grupo de 25 crianças, com idades entre os 2 e os 4 anos e uma equipa de sala. Ao longo da intervenção deparei-me com conflitos frequentes e diários, entre as crianças do grupo, sendo que, por norma, a sua ação incidia nos confrontos físicos fervorosos. Considerando o modelo curricular, os adultos da sala adotavam uma postura específica nestes momentos. Estas circunstâncias captaram a minha atenção, desenvolvendo um estudo sobre os conflitos e modos de resolução, intitulando-se por: No meio de conflitos: observação de uma sala de jardim de infância. O presente estudo tem como objetivos: i) observar as interações entre pares em situações de conflito e investigar a ação das crianças da sala 8 nos conflitos e na sua resolução; ii) identificar as situações mais frequentes de conflitos observadas no grupo de crianças da sala 8 e iii) analisar o papel do adulto na gestão e resolução de conflito. Na prática metodológica, a investigação assenta numa natureza qualitativa considerando-se um estudo de caso, privilegiando a recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas, revisão da literatura e análise de uma amostra de 14 conflitos recolhidos através da observação participante e não participante. Os dados permitiram compreender a predominância do uso da força física, observando-se uma evolução na resolução autónoma de conflitos. Observou-se ainda a predominância de estratégias de mediação por parte do adulto.