Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação, infância e famílias: as práticas culturais familiares num jardim de infânciaPublication . Fernandes, Sara Patrícia Marques; Tomás, CatarinaO presente relatório, concretizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), permite retratar a prática realizada entre o dia 02 de outubro de 2023 e o dia 31 de janeiro de 2024. A mesma decorreu na valência de jardim de infância (JI), nomeadamente numa sala que inclui uma educadora, uma auxiliar de ação educativa (AAE) e um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4-6 anos. A prática foi realizada num estabelecimento educativo de rede privada, que segue os princípios do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Para além da caracterização do contexto socioeducativo e da descrição das intenções pedagógicas para a ação, é de realçar a problemática da investigação que se incidiu na seguinte questão de partida: De que forma os discursos e os registos das experiências das crianças da sala de um JI expressam o capital cultural das suas famílias?, apresentando três objetivos específicos, tais como: i) compreender de que forma, a partilha do capital cultural das crianças possibilita à equipa educativa informar a sua prática educativa e pedagógica; ii) analisar as conceções das crianças sobre a partilha das suas vivências culturais; e, por fim, iii) identificar as motivações das famílias ao proporcionar às crianças diferentes experiências sociais e culturais. Metodologicamente, a investigação assenta num paradigma de natureza qualitativa e numa perspetiva metodológica de estudo de caso, procedendo a um processo de triangulação de dados, nomeadamente: observação; consulta e análise de documentos; entrevistas estruturadas; grupos de discussão focalizada e um questionário. Portanto, as práticas culturais familiares promovidos em contexto familiar implicam um enriquecimento social e cultural das crianças, porque lhes possibilita a aquisição de novos saberes e competências e a partilha entre pares intensifica esse processo. Mais, estas vivências pelas crianças, permitem informar a prática pedagógica da educadora e da AAE, dando origem a novos trabalhos, projetos e saídas ao exterior.