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- Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensinoPublication . Pereira, Filipe Miguel Madeira Gaio; Henriques, MiguelResumo I - Este relatório foi realizado no âmbito do Estágio do Ensino Especializado, contemplado no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa). Este estágio decorreu durante o ano letivo de 2022/2023 e foi efetuado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. Trata-se de um estágio realizado em regime de observação, tendo assistido às aulas de piano de três alunos da professora cooperante, a professora Ana Valente. Os alunos frequentaram o 1º, 4º e 7º graus. Adicionalmente, o mestrando teve oportunidade de lecionar um total de nove aulas (três a cada aluno), podendo pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio e de todo o mestrado. Este relatório contempla quatro partes. Na primeira parte são analisadas as expetativas em relação ao estágio, os objetivos do mesmo e é feita uma análise SWOT do estagiário. A segunda parte expõe alguns dos conhecimentos obtidos sobre a escola onde foi realizado, bem como a sua história, como está organizada e qual a sua oferta educativa. Posteriormente é descrita a experiência do estagiário, abordando a classe, os alunos, as aulas observadas e as lecionadas. Por fim é feita uma reflexão final sobre o estágio na sua totalidade.
- Filandorra: um teatro à solta no nordeste transmontanoPublication . Moura, Rui Filipe Monteiro; Bento, DiogoEste relatório de estágio situa-se no âmbito do processo criativo e apresentação de quatro peças teatrais, numa perspetiva mais ampla, não se limitando à análise das ações apresentadas em cena. Parti de uma conceção do processo criativo e organizacional de uma companhia de teatro situada na região de Trás-os-Montes com atividade aberta há 37 anos, com o nome de Filandorra – Teatro do Nordeste, o que me permitiu compreender as etapas em que um encenador se envolve e que contribuem para a qualidade do seu desempenho com os atores. Para além do processo criativo, de estudo, leitura, interpretação, ensaios e posterior concretização em palco, fiz ao longo deste relatório uma análise mais concisa e profunda às obras que me propuseram e aos seus autores, numa tentativa de encontrar respostas para as dúvidas que ainda existiam e para, de alguma maneira, aprofundar mais os meus conhecimentos teóricos. Desta forma, o foco deste relatório são as quatro peças onde participei como ator: Auto da Barca do Inferno e Farsa de Inês Pereira, ambas de Gil Vicente, inseridas no “Ciclo de Teatro Vicentino para as escolas”; Histórias da Vermelhinha, de Bento da Cruz, que surgiu de um projeto de verdadeira descentralização designado “O Teatro e as Serras”; por último O Cerejal, de Anton Tchekhov. Nestes quatro espetáculos interpretei dez personagens, sendo que em Histórias da Vermelhinha foram precisamente sete. Abordei significativamente toda a construção de cada personagem, os métodos que utilizei e recursos que fui absorvendo ao longo de toda a minha formação. Dei ainda destaque a outros conceitos e abordagens neste relatório final: as “aulas vivas” sobre os textos de Gil Vicente que acontecem sempre no fim de cada espetáculo, nos mais variados palcos por onde a companhia passa (que tanto podem ser grandes salas de teatro e auditórios, com as melhores condições para a prática teatral, bem como os mais peculiares e surpreendentes espaços onde atuamos), as datas e digressões, o número de espetadores, o número de sessões, o público-alvo e o elenco. Este processo em que estive envolvido ao longo de seis meses de estágio também me permitiu conhecer o trabalho que a companhia desenvolve junto das comunidades, na educação de públicos, no importante papel que traz para a descentralização teatral e como funciona todo o método de trabalho com atores, técnicos, produção e encenação.