Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-16"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A utilização do employee-generated content nos social media e o engagement dos colaboradoresPublication . Tomé, Cristiana Ruivo; Miranda, Sandra Marisa LopesAs estratégias comunicacionais das organizações necessitam de adaptação ao contexto digital atual, que privilegia plataformas como o TikTok para chegar aos diversos stakeholders. Os colaboradores destacam-se neste panorama, como embaixadores da organização, tornando-se capazes de produzir conteúdos autênticos e relevantes – intitulado de employee-generated content (EGC). Este tipo de conteúdos possibilita, por um lado, a partilha dos valores e da cultura organizacional e, por outro lado, poderá traduzir-se em engagement para os colaboradores. A empresa de retalho Worten foi a selecionada para a realização de um estudo de caso, por possuir uma estratégia de comunicação digital no TikTok baseada em EGC. Após a seleção do objeto empírico, definiu-se a seguinte questão de partida: “de que forma é que a utilização do employee-generated content como estratégia de comunicação digital no TikTok da Worten afeta o engagement dos colaboradores?”. A investigação foi operacionalizada através de uma metodologia mista – qualiquantitativa. A técnica qualitativa recorreu a uma análise de conteúdo a uma amostra de 33 publicações de TikTok, enquanto a técnica quantitativa a um inquérito por questionário a uma amostra de 100 colaboradores da Worten. Os resultados mostraram existir uma média de visualizações e de gostos bastante positiva das publicações. Os vídeos, para além de não apresentarem um tempo excessivo (média inferior a 10 segundos), utilizam a ferramenta de hashtags de forma assídua. Os principais temas foram a vivência de escritório, humor e lojas Worten, com maior incidência na função de entretenimento. Apesar da maioria dos colaboradores ter afirmado visualizar conteúdos com EGC, o seu engagement é fraco, uma vez que raramente leem os comentários, interagem ou recomendam o perfil a familiares e amigos. A relação da Comunicação Corporativa com o employee-generated content não é uma realidade evidente para os colaboradores da Worten, já que mostraram bastantes dúvidas face às publicações irem ao encontro dos valores, missão e objetivos da organização.
- Trabalho cooperativo entre alunos na sala de aulaPublication . Leite, Catarina Brito Saraiva Marreiros; Leite, TeresaO presente relatório está organizado em duas partes: na primeira, descreve-se e analisase o processo de intervenção pedagógica realizado no 1º e no 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB); na segunda parte apresenta-se um estudo desenvolvido num contexto de sala de aula do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo sido a principal finalidade compreender em que medida a realização de trabalho cooperativo em sala de aula contribui para a aquisição de conhecimentos. A partir deste objetivo geral, foram definidos objetivos específicos: i. Identificar estratégias e aplicar atividades em sala de aula que promovam o desenvolvimento de atitudes de cooperação entre os alunos; ii. Estudar se a prática de trabalho em grupo possibilita aos alunos estratégias facilitadoras de aprendizagem e de cooperação entre os alunos; iii. Analisar a evolução da aquisição dos conhecimentos dos alunos. Para garantir que existia trabalho cooperativo entre os alunos, foi criado um trabalho projeto baseado numa questão que os alunos colocaram sobre o revestimento dos animais. O trabalho desenvolvido recorreu a uma abordagem qualitativa, uma vez que se procurava aprofundar a compreensão desta problemática, de pessoas abrindo perspetivas para futuros estudos. Quanto ao design utilizado considerou-se que o estudo de caso seria o mais adequado de acordo com os objetivos do estudo. No que diz respeito ao propósito deste, considerou-se uma investigação ação por abranger quer a ação do estagiário, quer a investigação da temática. Os resultados do estudo evidenciam que a prática do trabalho cooperativo é uma maisvalia na aprendizagem e aquisição de conhecimentos. Foi ainda possível perceber a importância que este tipo de trabalho tem na melhoria da relação dos alunos em sala de aula, uma vez que possibilita o desenvolvimento de interações positivas entre os alunos sendo a entreajuda entre pares fundamental.