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- O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criançaPublication . Gomes, Beatriz Silveira; Lino, DalilaO presente relatório reflete toda a minha prática pedagógica desenvolvida numa instituição situada na cidade de Lisboa, entre o dia 17 de outubro de 2022 e o dia 6 de fevereiro de 2023, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de pré-escolar. O grupo de crianças com o qual tive a oportunidade de interagir era composto por 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, tendo uma equipa educativa da sala composta por uma educadora de infância e uma assistente operacional. O conhecimento do contexto é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica de qualidade, logo, é necessário caraterizar o contexto socioeducativo (i.e., o meio envolvente, o contexto educativo, a equipa educativa, o ambiente educativo, as crianças e as respetivas famílias) e, nesse sentido, a minha tarefa primordial passou por conhecer todas as dimensões supramencionadas, de forma a definir as minhas intencionalidades educativas para a ação, bem como realizar a investigação que está contemplada no presente relatório. A presente investigação tem como base a metodologia qualitativa e quantitativa, através de um estudo de caso, tendo como técnicas de recolha de dados a observação. participante e não participante, e como instrumentos, as notas de campo diárias, as entrevistas realizadas à educadora cooperante, assistente operacional e a oito crianças da sala onde decorreu a PPS II, bem como um inquérito por questionário às respetivas famílias. O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança revela ser a temática emergente para a presente investigação, dado que o desenho infantil é uma atividade expressiva onde as crianças têm a liberdade de expressar os seus pensamentos e ideias para o papel, tendo como benefícios desenvolver diversas competências desenvolvimentais das crianças. O desenho infantil é considerado uma atividade holística, logo é urgente que o/a educador/a estimule e apoie as crianças nas suas reproduções gráficas, recorrendo a estratégicas que promovam o interesse pelo desenho, para que as crianças possam desenvolver as competências inerentes ao mesmo.
- Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-EscolarPublication . Matos, Paula Cristina Rebelo Reis Gonçalves de; Leite, TeresaCrianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento (AGD) e crianças com Multideficiência (MD) apresentam características complexas, com limitações que lhes dificultam o acesso a oportunidades de comunicação, logo, de interação e aprendizagem. Quando não revelam capacidade de desenvolver a linguagem oral ou gestual, podem recorrer a outras formas de comunicação, incluindo os modos básicos não simbólicos. Depende dos profissionais que com elas trabalham encontrar as estratégias mais adequadas a cada caso, proporcionando condições para o seu desenvolvimento. Face aos desafios inerentes à comunicação destas crianças, este estudo procurou conhecer os contextos mais adequados e as práticas pedagógicas que potenciam o desenvolvimento das suas competências comunicativas. Deste modo, foram definidos os seguintes objetivos: (i) Conhecer a perceção dos docentes sobre as estratégias e os contextos que consideram mais favoráveis ao desenvolvimento de competências comunicativas em crianças com Surdez e AGD, e com MD; (ii) Caracterizar a interação comunicativa e o nível de desenvolvimento linguístico de crianças com Surdez e AGD e com MD em idade Pré-Escolar; (iii) Identificar as práticas implementadas pelos profissionais para promover o desenvolvimento de competências comunicativas de crianças com Surdez e AGD e com MD em idade Pré-Escolar. Em termos metodológicos este trabalho desenvolveu-se no seio do paradigma interpretativo, com recurso à metodologia qualitativa. Quanto ao seu design trata-se de um estudo de caso único, cuja amostra de conveniência emergiu da seleção de dois grupos já constituídos por crianças da Educação Pré-Escolar (EPE) Bilingue, com Surdez e AGD e com MD, com competências comunicativas muito limitadas. A análise dos dados permite-nos concluir que as práticas pedagógicas identificadas, são aquelas que os docentes consideraram ser potenciadoras para o desenvolvimento de competências comunicativas, nestas crianças: trabalho colaborativo entre profissionais; apoio individualizado; práticas desenvolvidas em contextos de Educação Pré-Escolar Bilingue ainda sem inclusão; por último, condições específicas para cada criança com Multideficiência.
