Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-04"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Nunca há nenhum menino na Biblioteca!" (No.): a transformação da área da Biblioteca numa sala de Jardim de InfânciaPublication . Rainho, Ana Margarida da Eira; Simões, AnaO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Pretende apresentar uma análise crítica e reflexiva sobre a minha intervenção prática e a identificação de uma problemática decorrente da PPS II, realizada num Jardim de Infância (JI), com 20 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Tem como objetivos: i) analisar as razões da escassa procura por parte das crianças da Área da Biblioteca da sala de atividades; ii) colmatar essa escassa procura, através da implementação de um projeto de intervenção e iii) analisar e avaliar o impacto e os contributos das atividades realizadas no desenvolvimento do grupo de crianças. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa, com recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta participante e não participante; entrevista semiestruturada e inquérito por questionário, de forma a analisar tanto as conceções da educadora cooperante, como das famílias sobre a problemática identificada. Na análise dos dados, foi realizada a respetiva análise de conteúdo. No que diz respeito às conclusões do estudo, foi possível concluir que as crianças não utilizavam a área da Biblioteca pelo facto do seu espaço físico não ser apelativo e confortável. Para além disso, existia, por parte das crianças, um contacto reduzido com o universo dos livros fora do contexto escolar, o que pode justificar a escassa procura pela utilização daquela área da sala de atividades. Após ter desenvolvido o projeto de intervenção, as crianças passaram a utilizar, com maior frequência, a área da Biblioteca.