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- Quem é o/a educador/a de infância?: conceções das crianças, das familias e da equipa educativaPublication . Silva, Beatriz Alexandra Marques Ribeiro da; Simões, AnaO presente relatório decorre no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) em contexto de jardim de infância, entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Foi caracterizada a organização socioeducativa onde decorreu a minha ação pedagógica, o meio envolvente, a equipa educativa, o ambiente educativo, o grupo de crianças da Sala Laranja e as suas famílias. Da prática realizada, emergiu uma investigação em torno da problemática “Quem é o/a Educador/a de Infância? Conceções das Crianças, das Famílias e da Equipa Educativa”, com os seguintes objetivos: i) Analisar as principais características associadas à profissão Educador/a de Infância; ii) Analisar quais as funções atribuídas à profissão Educador/a de Infância e iii) Compreender os contributos da profissão Educador/a de Infância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A investigação desenvolvida foi de natureza qualitativa, através da utilização do método de estudo de caso, com as técnicas de observação direta participante, consulta documental, entrevistas de natureza semiestruturada e um inquérito por questionário. A análise de conteúdo foi realizada através da categorização e análise dos dados recolhidos, sendo que todas as questões éticas foram tidas em conta no decorrer do estudo. Os resultados da presente investigação revelam que as crianças têm uma conceção sobre os/as educadores/as muito próxima das conceções das educadoras entrevistadas, assim como das perspetivas das famílias. Esta tendência de concordância de perspetivas resultante da triangulação dos dados recolhidos evidencia que esta profissão - de Educador/a de Infância - é marcante não só para as crianças, mas também para as respetivas famílias que, cada vez mais, a valorizam ao referirem os seus contributos para o ensino e aprendizagem da criança.
- Consumers’ attitudes, intentions and perceptions about the sustainable consumption of honey in PortugalPublication . Dos Santos, Maria José Palma LampreiaThe main aim of this paper is to analyse the Portuguese sustainability of honey consumers’ attitudes, intentions and perceptions, towards the supply chain of this product, namely, the production, commercialization and consumption, in order to allow the better development of marketing strategies, as well as the sustainable development of the activity, to meet the Sustainable Development Goals (SDGs) SDG1; SDG2 and SDG12, from Agenda 2030 of United Nations. Information and data were based on an online questionnaire at the national level in Portugal with 802 validated answers. The methods include the Ajzen’s Theory of Planned Behaviour, multivariate methods (Component Principal Analysis, Cluster analysis), univariate analysis and an econometric model. The results present a good adjustment to the model of the data. The results conclude that honey activity actively contributes to meeting SDGs 1; 2 and 12. The consumers have positive attitudes to honey consumption and are aware of paying more to allow the sustainability of the activity. On the other hand, Portuguese consumers, despite preferring Portuguese honey, are available to buy imported honey. That represents a challenge for the national production sector. Based on that results, the Common Agricultural policies should include more programs and projects to allow the research and development of the sector and the investment in new technologies that protect the Portuguese producers and consumers and allow short supply chains of the product.