Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-07"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A legendagem como ato de criaçãoPublication . Moreira, Laura Maria Riesco; Chinita, FátimaNas últimas décadas a democratização dos conteúdos através da Internet tem vindo a imprimir um certo dinamismo à atividade da tradução audiovisual (TAV) e, por conseguinte, da legendagem que, devido às alterações da linguagem cinematográfica e à evolução da tecnologia, enfrenta novos desafios. Perante um cenário cada vez mais multicultural e multilinguístico, a qualidade da legendagem vê-se comprometida pelo ritmo acelerado dos workflows, por curtos prazos de entrega e por parâmetros técnicos preestabelecidos por softwares especializados. Por este motivo, torna-se vital a formação profissional do tradutor-legendador, que deverá ter conhecimentos linguísticos, comunicativos, semióticos, informáticos, culturais, cinematográficos… entre outros. Isso dá-lhe uma capacidade de interpretação e adaptação da mensagem que faz com que a tradução, localização e inserção das legendas nos fotogramas das cópias de exibição seja concebida como um ato de criação subordinado à versão original do realizador, salvaguardando assim a integridade da obra artística. Neste contexto, o propósito desta dissertação é refletir sobre o papel da legendagem na experiência cinematográfica e na apreciação da obra pelos espectadores a nível dramatúrgico e estilístico. Este estudo revela que a legenda se comporta como um significante pleno de significado dentro da construção imagética da linguagem cinematográfica, da qual passa a fazer parte. Para este efeito, foram investigados fatores estéticos, técnicos e cognitivos que intervêm no ato de legendagem, incluindo a fotografia (iluminação), a direção artística (cenografia e adereços), os figurinos, a maquilhagem, a direção de atores e a construção de um tempo e espaço na montagem, a banda sonora, e o impacto das próprias legendas na construção dramática. O estudo tem por base uma amostra composta por três curtas metragens de ficção, exibidas e premiadas na 6ª e 8ª edição do festival internacional Olhares do Mediterrâneo-Women’s Film Festival, intituladas Ferrotipos (2019, Nüll García, Espanha), Black Mamba (2017, Amel Guellaty, Tunísia) e Tuk-Tuk (2021, Mohamed Kheidr, Egipto).
- LimitesPublication . D’Alva, Aoaní Dias Neto; Corrêa, Graça P.Este relatório analisa o processo de conceção, criação, produção e apresentação da performance “Limites Fechados”. Centrado nos conceitos de racismo, racismo estrutural, colorismo e diáspora o projeto pretende questionar a relação da herança colonial com o racismo vivenciado hoje por pessoas racializadas em Portugal. Que papel ocupa a mulher negra, na sociedade e nas artes do espetáculo? Que desafios a constringem? Que possibilidades tem para criar?