Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O lugar do brincar numa sala de jardim de infânciaPublication . Cruz, Andreia Filipa dos Santos; Lino, DalilaO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) desenvolvida em contexto de jardim de infância, em que acompanhei um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, desde o dia 18 de outubro de 2021 até ao dia 18 fevereiro de 2022. A realização do presente documento visa ilustrar todo o percurso desenvolvido, analisando a minha prática pedagógica numa perspetiva refletiva e auto avaliativa. Neste sentido, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, sendo eles a caracterização do contexto socioeducativo, a análise reflexiva da intervenção, a introdução à investigação em contexto de jardim de infância e as considerações finais. A problemática sobre o Lugar do brincar em contexto de jardim de infância surge a partir de observações e conversas informais com a educadora cooperante e tem como objetivos: mapear o lugar do brincar em contexto de jardim de infância, caracterizar o modo como as crianças brincam no espaço, qual o papel desempenhado pelo adulto e quais as conceções das famílias sobre a importância do brincar. Esta investigação é de natureza qualitativa e centra-se na modalidade de estudo de caso descritivo. As técnicas de recolha de dados utilizadas a observação naturalista com recurso a registos fotográficos; uma entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante e a realização de um inquérito por questionário às famílias. Assim, após a recolha dos dados, estes foram analisados com recurso à análise de conteúdo, partindo dos dados da observação, da entrevista, da consulta documental e a análise dos dados quantitativos recolhidos durante a investigação. Os resultados do estudo realizado durante seis semanas indicam que, neste grupo de crianças, o tempo de brincadeira livre é superior ao definido no Plano Curricular de Grupo.