Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Consumer mobility awareness in named data networksPublication . Caldeira Hernandez, Diego; Luís, Miguel; Sargento, SusanaMobile data traffic has increased significantly due to the evolution of wireless communication technologies. The Information Centric Network paradigm is considered as an alternative to bypass the restrictions imposed by the traditional IP networks, especially those related with the mobility of its users. Despite the potential advantages of this paradigm regarding mobile wireless environments, several research challenges remain unaddressed, more specifically the ones related with the communication damage caused by handovers. This work presents a Named Data Network (NDN) based solution that supports Consumer mobility. The proposed scheme addresses a mobility manager entity that monitors and anticipates trajectories, while compelling the infrastructure to adjust to the new paths. This process results in an efficient way to manage the Consumers' mobility, and therefore, in a better quality of service to its users. The implementation and evaluation of the proposed solution uses the ndnSIM, through functional and non-functional scenarios, and with real traces of urban vehicular mobility and connectivity. The results show that the proposed solution is superior to the native NDN workflow with respect to content delivery ratio and number of timeouts.
- Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º cicloPublication . Lima, Sandra Cristina Ramos de; Gonçalves, CarolinaO presente estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Didática do Português da Escola Superior de Educação de Lisboa, insere-se na temática dos hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º CEB e pretende: i) analisar de que forma os hábitos de leitura e de escrita das crianças em idade escolar afetam o desenvolvimento da literacia no 1.º ciclo, com a finalidade de os identificar, conhecer e caracterizar como boas práticas associadas ao desenvolvimento da literacia; ii) conhecer os hábitos de leitura das famílias de crianças do 1.º CEB, face à utilização que estas fazem das estruturas concelhias de apoio e promoção da leitura, e iii) mobilizar este conhecimento para a adequação das práticas pedagógicas dos professores em contexto de sala de aula, assim como das boas práticas das famílias relativamente a hábitos de leitura e escrita. Este estudo, de natureza correlacional, realizou-se a partir de dados recolhidos através de questionários e testes a uma amostra de alunos do 1.º CEB de uma escola pública da área metropolitana de Lisboa. Aliando a perspetiva da família enquanto fator ambiental de excelência, e a perspetiva da escola enquanto promotora indiscutível de um ambiente educativo de qualidade, este estudo permite a reflexão sobre os fatores que influenciam a aquisição da literacia, aprofunda o seu impacto e, apesar das limitações, conclui que as boas práticas ao nível dos hábitos de leitura são determinantes na construção da literacia de uma criança em idade escolar.