Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da COVID-19 no papel dos líderes nas PME na ótica dos colaboradoresPublication . Silva, Tiago Viegas da; Rita, João Miguel XavierAs organizações nacionais alvo deste estudo, as pequenas e médias empresas (PME), atravessam um momento de incerteza e de volatilidade originado pela Pandemia provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que se repercute na sociedade e na economia. Uma situação jamais experienciada no mundo do trabalho obrigando a passar por um processo transformacional, em que as organizações têm de se adaptar à mudança, caso contrário, a sua sustentabilidade estará comprometida. Outrora, as organizações passaram por momentos de crises económicas e financeiras, contudo sem a conjugação de crise sanitária mundial. Em Portugal, foram usados instrumentos consagrados na Constituição da República jamais empregues, em especial o estado de emergência nacional, suspendendo por largos períodos de tempo os direitos adquiridos dos cidadãos aplicáveis transversalmente a todos os setores económicos. Neste contexto, a liderança nas organizações revela grande importância na gestão da mudança de paradigma organizacional, com particular atenção nas alterações emocionais e comportamentais dos colaboradores, que se manifestarão como a principal barreira à adaptação às novas condições laborais. O nível de dificuldade que as organizações encontrarão no processo de mudança organizacional, pela implementação de novas ferramentas de trabalho, nomeadamente o teletrabalho, será proporcional ao nível de competências dos colaboradores e cultura da organização. Para além das dificuldades técnicas (hardskills), as softskills influenciarão a motivação constituindo um elemento chave para a sustentabilidade das organizações, pela relação direta entre a satisfação e a produtividade.
- Handling producer and consumer mobility in IoT publish-subscribe named data networksPublication . Caldeira Hernandez, Diego; Gameiro, Luís; Senna, Carlos; Luís, Miguel; Sargento, SusanaIn recent years, the Internet of Things (IoT) has become a standard facet of modern communications, and information-centric networks have been pointed as an alternative to bypass the restrictions imposed by the traditional Internet protocol networks regarding the mobility of its network elements. However, the improvements imposed by this new paradigm fall short in large scale mobile wireless distributed environments inherent to IoT, due to high node mobility, dynamic topologies and intermittent connectivity. To tackle these issues, we present a named data network (NDN)-based publish-subscribe mechanism with support for both Consumer and Producer mobility. This approach handles the Producer mobility by combining the Data packets with infrastructure specific information, fixing the broken paths between the Producer and the Consumer; and the Consumer mobility by monitoring and anticipating mobile node trajectories while compelling the infrastructure to adjust to new paths. Simulation results, assuming a smart city use case and using real traces of vehicular mobility, have shown that the proposed solution far surpasses the native NDN workflow and traditional publish-subscribe solutions. With respect to the Producer mobility, the proposed solution delivers 79% of Data packets against 14% with the Native implementation, when using 25 mobile Producers; regarding the Consumer mobility, results have shown that our solution achieves almost the same Consumer satisfaction ratio as previous implementations but reducing substantially the network overhead related with the transmission of Interest packets.
- O perfil ideal de influenciador como fator determinante no processo de compra do consumidor portuguêsPublication . Lobato, Beatriz; Pereira, João ManuelO marketing de influência assume um papel muito importante na conjuntura atual, sobretudo porque as marcas se aperceberam que o público se revê, cada vez mais, na opinião de alguns indivíduos e a toma como determinante a nível comportamental na compra de determinados bens ou serviços. Ao reconhecerem esta nova realidade, as marcas passaram a incorporar estes indivíduos, chamados de influenciadores, na sua estratégia e mix de comunicação. O recurso a este tipo de figuras, como meio alternativo de fazer passar uma imagem positiva de um produto e de induzir a determinado comportamento favorável, tornou-se assim um fator determinante no que hoje designamos por marketing de influência. Partindo desta constatação, pretende-se com este estudo perceber qual o perfil ideal de influenciador que contribui de forma eficaz no processo de decisão de compra do consumidor português. Substancialmente, que perfil será capaz de influenciar o comportamento de compra do consumidor, que características inerentes a este são tidas como determinantes na ótica do consumidor e da marca. Na resposta às questões que motivam este estudo e os objetivos que lhe estão subjacentes, recorremos a uma metodologia quantitativa e qualitativa, tendo como instrumento de recolha de dados um questionário. Na análise e tratamento foi utilizada uma análise descritiva dos resultados obtidos, desenhando uma abordagem preditiva residindo na verificação de um conjunto de hipóteses.