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- Apresentação do projeto SCAPE.COM: Comunicar a Paisagem (IDI&CA 2020)Publication . Centeno, Maria JoãoScape.com é um projeto de investigação que pretende desenvolver formas inovadoras de mediação entre as organizações parceiras e os seus públicos através da reflexão crítica sobre como comunicar a paisagem a públicos não especializados. A equipa de investigação constituída por professores e alunos da ESCS e da ESELx do Politécnico de Lisboa propõe desenvolver um conjunto de atividades através da edição de monofolhas e tutoriais vídeo, contribuindo assim para uma cidadania paisagística que permitirá aos parceiros proporcionar uma leitura e exploração atenta e participada de paisagens.
- Amor-poliamor-começos-fins-passagens entre o íntimo e o comumPublication . Ramos, Thiago Figueiredo Dantas; Mendes, MartaEste trabalho de projeto, engloba um argumento de filme-ensaio e tuna reflexão teórica, em torno deste argumento, este texto que quer ser filme. Assim há duas ordens de problematização: uma teórica, de formulação de questões, e outra prática, de como formular essas questões em termos filmicos. A reflexão, que pretende ser este cruzamento entre a. teoria e o exercício prático, nasce de um impreterível desejo de expressão, a. partir de uma experiência pessoal no âmbito dos relacionamentos amorosos. Durante esse processo, escrevi uma série de poemas intitulada. Amor-poliamor-começos-fins e pude partilhar, em conversas com amigos residentes em Lisboa e no Rio de Janeiro, a experiência que ia acontecendo. A partir deste texto poético e da partilha de experiências, comecei a elaborar este projeto fíhnico que visa transmutar uma experiência íntima numa experiência comum, apresentando como objeto artístico prático o argumento-ensaio em anexo. A partir dele e utilizando um método decompositivo, procurei problematizar e desenvolver o problema de criar essas passagens entre estes dois tipos de vozes íntima e comum. Isto foi feito por meio do estudo de alguns conceitos-chave que aparecem como capítulos deste trabalho: Filme-ensaio e Heterobiografia; Palavra, Voz e Polifonia; Memória, Ruína e Não-lugares, não sem antes passar por explicar o meu ponto de vista, sobre relacionamentos amorosos. Com estas duas ordens de problematização busco responder este problema de forma, sobretudo, ensaística.
- A leitura funcional como processo de promoção de autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Gomes, Luísa Cristina Perpétuo; Madureira, IsabelReconhecendo a importância atribuída à Educação Inclusiva, no sentido de garantir o desenvolvimento global do aluno e o respeito pelo indivíduo em todas as suas vertentes, a legislação atual contempla a frequência do ensino regular por alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI). Neste sentido, procurámos compreender como se processa o ensino / aprendizagem destes alunos. Em particular procurámos conhecer as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, mais concretamente no que diz respeito à promoção de competências leitoras e de autonomia pessoal e social, facilitadoras da integração na vida ativa. Perante os objetivos gerais do estudo: caracterizar as práticas que os professores e técnicos do 2º e 3º ciclos desenvolvem no sentido de promover competências leitoras em alunos com PDI; verificar a eventual relação existente entre a aquisição de competências leitoras e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social, considerámos pertinente seguir uma abordagem qualitativa. Neste âmbito, realizámos um estudo de caso, centrado na análise das conceções e das práticas de um grupo específico de professores, o qual envolveu a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas. Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de uma maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e a autonomia pessoal e social. Embora se esboce alguma mudança, na colaboração e cooperação entre o PEE e o professor do ensino regular (PER), são sobretudo os PEE que implementam processos de leitura funcional junto de alunos com PDI. A análise das suas práticas permitiu perceber toda uma sequência de atividades a realizar no âmbito da leitura funcional, o que possibilitou a construção de um roteiro que julgamos poder ser equacionado noutros contextos educativos.
- Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagensPublication . Jacobetty, Ana Maria da Palma Santos; Madureira, IsabelO presente relatório descreve seis meses de estágio em duas escolas e ciclos distintos: 1.º e 2.º CEB. No 1.º ciclo foi-nos atribuída uma turma de 1.º ano. As fragilidades do grupo compreendiam conhecer o alfabeto, os grafemas e a correspondência fonológica; aprender os números até 100 e contagens progressivas e regressivas. Combatemos estas fragilidades com a introdução de poemas para a aprendizagem do grafema em estudo; utilizaram-se ainda materiais didáticos para compreender o sistema numérico e criámos a rotina diária “Número do dia”. No 2.º ciclo, atribuíram-nos uma turma de 5.º ano, onde as fragilidades dos alunos incidiam na falta de vocabulário específico (tanto em Português como em História e Geografia de Portugal), interpretação dos textos, recolha de informação essencial e secundária e coerência verbal. Para combater estas fragilidades, recorremos ao dicionário (procura de definições para conceitos linguísticos e histórico-geográficos), a diversos tipos de texto para análise, criámos mapas conceptuais e produzimos textos coletivamente. O relatório abrange também um estudo exploratório, que teve lugar num Agrupamento de escolas em Lisboa. O estudo teve como ponto de partida a observação dos contextos durante o estágio e o nosso interesse em procurar responder às seguintes questões: – Que sentimentos e emoções experimentam os alunos perante os diferentes momentos de avaliação que ocorrem na aula? – Terão estes sentimentos e emoções relação com a avaliação do desempenho académico dos alunos? Assim, para conhecer o tipo de emoções e sentimentos que os alunos do 1.º CEB experienciam durante a avaliação das aprendizagens, optámos por utilizar o inquérito por questionário a uma amostra de 105 alunos. Os resultados do estudo evidenciam que: 1) a maioria experimenta sentimentos e emoções negativas durante a avaliação das suas aprendizagens e 2) descobrimos que esses sentimentos e emoções negativas podem ser de dois tipos: insegurança no conhecimento e ansiedade social.
- “Se a mídia está a criticar, é porque foi bom”: o discurso de Jair Bolsonaro na 75ª Assembleia Geral da Onu Segundo a Imprensa PortuguesaPublication . Machado, Carlos Alexandre; Rezola, Maria InáciaTradicionalmente, desde 1955, o Brasil é o primeiro país a discursar na Abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O posto foi alçado porque nas primeiras sessões nenhum país se voluntariou para iniciar os trabalhos e ficou definido que o representante brasileiro abriria as discussões entre as nações. Assim, seguindo um script não oficial, em 2020, o presidente Jair Bolsonaro foi o primeiro chefe de Estado a falar. Em um ano completamente atípico, onde o temor com a pandemia de Covid-19 fez com que a ONU tomasse medidas de segurança e realizasse a sua 75ª Assembleia Geral de forma virtual pela primeira vez na história, o presidente brasileiro usou o seus 15 minutos para defender a condução do governo brasileiro na gestão da pandemia e para minimizar os efeitos do desflorestamento e das queimadas nas regiões da Amazônia e do Pantanal. O discurso de Bolsonaro teve repercussão na mídia internacional e contrastou com as críticas que o governo do Brasil vinha recebendo de líderes de outros países, de organizações internacionais e de entidades de proteção aos Direitos Humanos e ao Meio Ambiente. Dessa forma, o objetivo desta dissertação é analisar os enquadramentos e os discursos produzidos pela imprensa escrita portuguesa sobre a participação de Bolsonaro na abertura do evento das Nações Unidas em 22 de setembro de 2020. Serão estudados dez textos, sendo seis produzidos pela Agência Lusa e os outros quatro de autoria de jornalistas do Expresso, Correio da Manhã, Público e Diário de Notícias.