Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A ‘Crise no Sporting’: o lugar das conferências de imprensa na cobertura da RTPPublication . Guerreiro, Fábio; Mata, Maria JoséA 15 de maio de 2018 cerca de cinquenta adeptos invadiram a academia do Sporting Clube de Portugal e agrediram elementos da equipa de futebol sénior, em protesto com os resultados desportivos da equipa. O acontecimento rapidamente teve eco na comunicação social e as horas e dias seguintes ficaram marcadas por uma presença massiva de conteúdos relacionados com o clube, relegando temas da esfera nacional e internacional para um plano secundário. A invasão à academia do Sporting foi o acontecimento determinante para o agudizar de um período que os media nacionais apelidaram de ‘Crise no Sporting’. Durante esta fase, sucederam-se as conferências de imprensa levadas a cabo pelo Sporting, funcionando estas como ‘o acontecimento’ sobre o ‘acontecimento’, numa espécie de luta pela versão correta da história das ocorrências. Com base no estágio curricular para a obtenção do grau de mestre entre 5 de fevereiro e 1 de junho de 2018 na editoria de desporto da RTP, o presente estudo pretende avaliar o contributo editorial das conferências de imprensa na cobertura jornalística desportiva, tendo como referência a cobertura televisiva da RTP 1 e RTP3 à ‘Crise no Sporting’.
- O novo regime de comunicação sob o espectro do controlo cibertecnológicoPublication . Garcia, José Luís de Oliveira; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesEm finais do século XX, com os computadores como emissores multicêntricos ligados a uma rede global - a web - a potência mediática passou a estar disponível a cada usuário, o que conduziu a uma enorme confiança sobre os media digitais. Conduzida por uma perspetiva de sociologia crítica, a comunicação a apresentar tem dois objetivos. O primeiro é procurar esclarecer a origem das expectativas que se desenvolveram relativamente a esses novos media. Num quadro mental favorável à apologia das novidades tecnológicas, questionar-se-ão três grandes promessas que os media digitais carregam: a de poderem aumentar as interações cruzadas entre os sujeitos; a de alargarem a informação e o conhecimento; e a de permitirem modos informais da expressão da soberania do povo. O segundo objetivo da comunicação é revelar duas facetas sombrias desencadeadas pelos media computorizados. Por um lado, as dinâmicas de fragmentação do espaço público; por outro, a abertura de uma via de direcionamento e monitorização do comportamento. A comunicação conclui com a ideia de que o novo regime da comunicação está a significar a passagem da dominação cultural para o controlo tecnológico da sociedade permitida pela monitorização dos rastros digitais e dos sistemas de classificação dos algoritmos.
- How deep is your consciousness: estudo sobre experiências catárticas do público quando convocado a participar num espetáculo performativoPublication . Madeira, Carla; Antunes, David; Corrêa, Graça P.Partindo de uma performance que concebi e realizei em 2019, intitulada Promoção, a qual apresentava um dispositivo extremamente simples no qual o público era convocado a participar e, consequentemente, a contribuir para uma narrativa, o estudo que se segue debruça-se sobre a temática da catarse ocorrida no âmbito performativo e, em particular, nos casos em que os espectadores são convocados a co-criar juntamente com o performer. Após questionada e analisada a possibilidade deste tipo de ocorrências, concluo àcerca da sua relevância tanto a nível individual (no sentido de proporcionar experiências libertadoras) como, potencialmente, a nível mais lato (nomeadamente, estimulando uma maior afluência do público ao teatro).