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- A intervenção precoce na infância tem repercussões no desenvolvimento infantil? estudo sobre o modelo de intervenção de uma ELI do SNIPIPublication . Rodrigues, Helena Maria Paulino Deserto; Almeida, TiagoOs modelos conceptuais do desenvolvimento assentes no modelo bioecológico e transacional, as neurociências, a importância das experiências precoces das interações da criança nas suas rotinas diárias, nos contextos dos quais faz parte e tem papel ativo, têm influenciado os princípios da Intervenção Precoce na Infância (IPI). O nosso objetivo de investigação, um estudo de caso exploratório do modelo de intervenção das práticas de intervenção precoce na infância (IPI), de uma Equipa local de Intervenção (ELI) e responder à questão de investigação (“quais os ganhos ao nível da funcionalidade das crianças nas três etapas de avaliação no decurso da implementação dos programas de IPI?”), numa amostra probabilística, de conveniência constituída por 16 crianças com menos de 28 meses e 17 crianças com mais de 28 meses. Num primeiro momento, caraterizámos as crianças através das variáveis descritivas: idade, fatores de risco e fatores de risco acumulado, contexto, nível de desenvolvimento da criança (QD) em três momentos de avaliação, perceção do nível de envolvimento da educadora e da família e o técnico responsável de caso (TRC). Num segundo momento analisamos a eficácia do acompanhamento nos três momentos de avaliação. Relativamente aos resultados, efeito do acompanhamento sobre a evolução dos resultados obtidos nos QD depende o grupo de crianças. o efeito do acompanhamento é mais pronunciado no grupo de crianças com menos de 28 meses em particular do 1º para o 2º momento avaliativo. Quanto ao grupo de crianças com mais de 28 meses, as diferenças entre as médias dos resultados obtidos nos três momentos avaliativos dos QD não são estatisticamente significativas. Os resultados de análise das variáveis da criança permitiram caraterizar o modelo de práticas de IPI que corroboram com os princípios de IPI sustentados no modelo bioecológico e transacional e centrado nas famílias.
- A criança como agente e sujeito do processo educativo: reflexo(s) das escolhas das crianças nas suasaprendizagens e desenvolvimento numa sala de pré-escolarPublication . Oliveira, Inês de Fátima Costa; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, desenvolvida ao longo de seis meses num contexto de Jardim de Infância (JI), com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Este relatório tem como principal objetivo apresentar e refletir criticamente sobre o processo de intervenção. O documento contém, ainda, uma reflexão pessoal sobre os contributos do percurso vivenciado na construção da minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância. Considerando as caracterizações detalhadas do contexto e dos agentes do processo educativo, definiram-se várias intenções que nortearam toda ação desenvolvida, visando implementar uma prática responsiva, de acordo com os interesses, necessidades e singularidades de todas as crianças. Ao longo do processo de observação, constatou-se a existência de uma cultura e prática de participação das crianças, tal como a sistemática preocupação da equipa educativa da sala em fomentar a livre-escolha e essa participação das crianças nos vários momentos da rotina educativa. Por conseguinte, face a estas observações, surgiu o interesse em desenvolver uma investigação que permitisse compreender o(s) reflexo(s) das escolhas das crianças e da sua participação na construção da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento. Atendendo aos objetivos traçados, optou-se por realizar um estudo de natureza qualitativa ou interpretativa, orientado pela metodologia de estudo de caso. Para o efeito, recorreu-se a um conjunto diversificado de técnicas e instrumentos de recolha de informação, o que permitiu reunir dados qualitativos e quantitativos. Os primeiros foram sujeitos a uma análise de conteúdo categorial e os segundos foram submetidos a um tratamento estatístico descritivo, designadamente contagem e distribuição de frequências. Através dos dados reunidos constata-se que a organização do ambiente educativo promove e facilita a participação e a livre-escolha das crianças, através da sua apropriação. Os resultados colocam ainda em evidência as estratégias mobilizadas pela equipa educativa da sala, particularmente, o encorajamento, a observação e a escuta ativa, visando encorajar a autonomia e o sentido de iniciativa das crianças. Foi igualmente observado que as crianças usufruem da livre-escolha optando por partilhar esse poder com os adultos da sala, particularmente, durante os momentos do planeamento diário e semanal. E por fim, identificaram-se as áreas mais escolhidas pelas crianças, nomeadamente, a área do Faz-de-conta, da Escrita, dos Jogos de mesa e dos Jogos de chão; ao contrário das áreas da Biblioteca e do Laboratório que foram menos frequentadas pelo grupo. Ainda assim, foram descritas e analisadas as atividades iniciadas pelas crianças, em todas as áreas, cuja análise sustentou a ideia de que as mesmas atingem os objetivos esperados pelas OCEPE (2016). Em conclusão, os resultados corroboram a ideia de que as crianças são capazes de ser agentes e sujeitos do seu processo educativo.
- A alimentação de um grupo de crianças e das suas famílias em contexto de confinamento pandémico: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Daniela Marques; Toledo, LeonorO presente relatório diz respeito à Prática Profissional Supervisionada (PPS, módulo II), desenvolvida no primeiro semestre do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. Esta decorreu de 9 de novembro de 2020 a 7 de maio de 2021, tendo sido realizada, tanto em regime presencial, como regime online, devido ao confinamento imposto pela pandemia de Covid-19. A PPSII ocorreu no contexto de Jardim de Infância, numa organização socioeducativa localizada na área Metropolitana de Lisboa, com um grupo constituído por 21 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Na primeira parte do relatório é apresentada uma contextualização da organização socioeducativa, crianças e das suas famílias e equipa educativa, explicitando as intenções para a ação, assim como, uma descrição da prática desenvolvida. Na segunda parte do relatório é desenvolvida uma investigação sobre “A alimentação de um grupo de crianças e das suas famílias em contexto de confinamento pandêmico: um estudo de caso”, contendo, revisão de literatura fundamentada, assim como, a apresentação e discussão dos resultados obtidos, através de um questionário realizado às famílias. A necessidade de aprofundar este tema surgiu através de uma criança do grupo, que tinha problemas de mastigação, assim como, apresentava a dentição bastante danificada. Com o início do confinamento, o rumo da minha investigação mudou, pois senti necessidade de compreender os hábitos alimentares das crianças do grupo e das suas famílias durante este período. A investigação assume uma abordagem qualitativa, tendo sido utilizado a metodologia Estudo de Caso.
- A performance measurement platform for C-ITS over 5GPublication . Serrador, António; Mendes, Carlos; Datia, Nuno; Cota, Nuno; Cruz, Nuno; Beire, Ana R.This paper aims to present a new performance measurement tool dedicated to mobile cellular networks, focussed on the new C-ITS applications and challenges. Called ISEL QoS-Network Performance Evaluation (IQ-NPE), developed under the European Union 5G-MOBIX project, it is a measurement performance tool that is able to extract a wide range of performance parameters at different levels: radio, network layers and application. This is a step further when comparing with classical tools, based on mobile terminals, because C-ITS applications take advantage of cellular modems using Multiple Input Multiple Output (MIMO) advanced systems, due to available space offered by vehicles. IQ-NPE is designed to test classical alongside with the new C-ITS applications (ITS-G5 based) performance running at the Multi-access/Mobile Edge Computing (MEC) node in the new 5G architecture. All the collected data can be exported, as integrated performance data, to further be analysed using business intelligence tools. Thus, this paper presents the IQ-NPE general architecture, its main components, probes (units composed by hardware and software subsystems), together with configuration input and output examples.