Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.Publication . Mendes, Ana Sofia Oliveira; Raposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoO mundo organizacional é caracterizado por uma forte concorrência que obriga as empresas a adaptarem-se diariamente a novos desafios. Estas constantes exigências impostas às organizações, fizeram-nas perceber que os colaboradores eram o seu fator diferenciador no caminho para o sucesso. Foi neste contexto que o Employer Branding se começou a destacar como forma de reter e atrair os melhores ativos humanos. O presente trabalho de projeto propõe um Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A., na perspetiva das Relações Públicas. Para tal, foi utilizado o Modelo de Relações Públicas em 4 etapas: Investigação, Planificação/Programação, Ação/Comunicação - Ação e Avaliação. Através da elaboração deste trabalho, foi possível concluir que a nível internacional a Philips já dispõe de uma estratégia de Employer Branding, no entanto, os programas e atividades existentes para a sua promoção são pouco conhecidos por parte dos colaboradores em Portugal. Portanto, muitas das iniciativas aqui propostas surgem como aliadas às já existentes, na medida em que pretendem promover o conhecimento e implementação da estratégica internacional na Philips Portuguesa.
- A cobertura mediática das semanas de moda portuguesas: o caso da RTP InformaçãoPublication . Pedro, Liliana Raquel Gante Domingues; Lopes, Anabela de SousaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. A investigação foi desenvolvida na editoria de sociedade do departamento de Informação da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). A moda, enquanto indústria com impacto a nível social, cultural e económico, está em permanente atualização através das semanas de moda, que são vistas como acontecimento noticioso por parte dos meios de comunicação social. Num primeiro momento, este trabalho procurei perceber um pouco de história e contexto no que diz respeito à moda e às respetivas semanas de moda. Numa segunda fase, o relatório de estágio focou se em conceitos e noções básicas de jornalismo e jornalismo televisivo, essenciais para a compreensão do último capítulo. Depois, foi feita uma distinção entre entre jornalismo de moda e jornalismo sobre moda. Na terceira fase, preocupei-me em conhecer como é que foi feita a cobertura jornalística das edições de março de 2020 da ModaLisboa e do Portugal Fashion por parte da editoria de sociedade da RTP Informação, tanto em Lisboa, como no Porto. Para tal, acompanhei as equipas no terreno, realizei entrevistas e analisei o material recolhido. Através da leitura de bibliografia e do estágio no departamento de Informação da RTP, consegui, assim, analisar a cobertura mediática das semanas de moda portuguesas na RTP Informação.
- Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesaPublication . Marques, Rui Miguel Francisco; Rezola, Maria InáciaAs implicações do aparecimento do infoentretenimento – ou seja, a convergência da informação e do entretenimento – no jornalismo, assim como o surgimento de formas noticiosas híbridas vêm questionando os tradicionais valores-notícia, a ética e a objetividade da atividade jornalística e, por conseguinte, a identidade e a sobrevivência da profissão. Ao lado destas evoluções, as tecnologias digitais e os média sociais vieram possibilitar a articulação de todo o espectro da emoção, à medida que têm empoderado o público para uma dimensão de participação e partilha, até agora, sem prece dentes. Distinguir e perceber o fenómeno da proliferação do infoentretenimento no jornalismo atual reveste-se, por isso, de sumo interesse. O objetivo do trabalho é procurar identificar e problematizar a presença de marcas do infoentre tenimento no cerimonial televisivo transmitido pela televisão pública portuguesa, a pesquisa debruçou se sobre o trabalho de reportagem efetuado pela estação pública RTP – Rádio e Televisão de Portugal –, em particular, o canal generalista RTP 1, da visita apostólica do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, durante os dias 12 e 13 de maio de 2017. Trata-se de um estudo de caso etnográfico, descritivo, que seguiu um paradigma qualitativo de análise, concentrado em investigar a presença de marcas tipicamente atribuídas ao infoentretenimento no jornalismo de informação, no perímetro do universo simbólico da religião. O método utilizado as sentou na análise videográfica do trabalho dos jornalistas da RTP. A investigação foi informada por documentos televisivos em suporte audiovisual, contextualizados, sempre que necessário, por artigos e outros conteúdos emanados da imprensa (“escrita”). Os resultados do estudo de caso evidenciaram indícios do infoentretenimento no cerimonial te levisivo, confirmando-se, parcialmente, a hipótese formulada: por causa da emoção, informação e in foentretenimento não se confundiram, mas, antes, complementaram-se na cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima.