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- Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologiaPublication . Costa, Maria Inês Cardoso; Miranda, Sandra Marisa LopesNo atual paradigma organizacional, os líderes devem ser apoiados a adaptar estrategicamente os seus estilos de comunicação, para que possam transmitir eficazmente os objetivos e mensagens da organização e, deste modo, evitar ou dirimir a eventual expressão de atitudes cínicas por parte dos liderados. Sendo uma das suas áreas de atuação estratégica, compete às relações públicas fornecer esse apoio à liderança, por meio do planeamento estratégico da sua comunicação. O objetivo geral da investigação reside em compreender como a comunicação atual da liderança intermédia potencia a manifestação de comportamentos cínicos por parte das suas equipas. Para o concretizar, optámos por seguir o caminho de metodologia mista, ou seja, pela combinação das técnicas do inquérito por questionário, análise documental e entrevista semiestruturada. Por fim, fornecemos um plano de comunicação, assente nas etapas de planeamento estratégico em relações públicas, cuja meta é fortalecer a competência comunicacional dos líderes intermédios. Os resultados evidenciam maior identificação com o estilo transformacional de liderança e com comportamentos de comunicação atenciosos, impressionadores e animados que, de acordo com a literatura, se revelam os mais eficazes, por se encontrarem fortemente associados a elevados níveis de satisfação, empenhamento e desempenho dos liderados. Por seu turno, as chefias intermédias não classificam os seus comportamentos como característicos de cinismo organizacional.
- Desenvolvimento e implementação de um modelo de custeio baseado nas atividades: caso estudoPublication . Cardoso, Paulo Jorge Ribeiro; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoAtualmente, existe uma grande e constante mudança em todos os setores, incluindo o setor da manutenção e reparação naval. Estas mudanças ocorrem devido à globalização e ao aumento da competitividade entre as empresas. Assim, torna-se de extrema importância as empresas estarem munidas de ferramentas que as permitam desenvolver atempadamente um conjunto de informações pertinentes para a gestão das empresas. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo determinar e discutir os custos das principais atividades de uma empresa especializada na reparação naval, através do desenvolvimento e implementação de um modelo de custeio baseado nas atividades tendo por base o tempo que estas consomem. Inicialmente, será necessário contextualizar a metodologia adotada no presente trabalho, assim efetua-se uma revisão da literatura explorando os principais sistemas de custeio (tradicionais e contemporâneos). Procura-se igualmente aprofundar as principais características do modelo em estudo, evidenciando as principais vantagens e limitações do mesmo. Será analisada toda a envolvente da empresa do caso estudo, isto é, a caracterização do setor onde a mesma se insere. Posteriormente, contextualiza-se a referida empresa que apresenta três principais áreas de especialização (eletricidade, mecânica e serralharia/metalomecânica) no âmbito reparação naval. Com o desenvolvimento e aplicação do modelo de custeio em estudo, é permitido ultrapassar as limitações que a empresa apresenta face à dificuldade em determinar os custos das atividades afetas às reparações dentro dos estaleiros da Naval Rocha.