Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de ArtesPublication . Pedro, Ana Filipa; Fernandes, JoãoO presente relatório pretende apresentar o desenvolvimento do estágio, realizado no ano letivo de 2019/2020, nas Unidades Curriculares Estágio I e II, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (8ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado com alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes (OL|CA). A temática do estágio surgiu, numa primeira instância, da crescente solicitação à instituição para participação e apresentação de trabalhos coreográficos em contextos informais, muito presentes no panorama do Ensino Artístico Nacional. Num segundo plano, assomou com o intuito de desenvolver, no Ensino Artístico Especializado, corpos versáteis, preparados para enfrentar o mercado de trabalho. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no sentido de promover a perceção e consciência do espaço não convencional, quer em estúdio quer no exterior do mesmo e até nas habitações dos alunos. Pretendeu-se ainda promover o desenvolvimento artístico, criativo e o interesse sobre o trabalho de Composição Coreográfica com os alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança da mesma instituição. A intervenção foi efetivada na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, onde foram aplicadas estratégias pedagógicas advindas dos princípios da metodologia de Investigação-Ação. A seleção dos instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, vídeo, inquérito por questionário e diários de bordo, permitiram recolher dados sobre a dinâmica de grupo, a capacidade de improvisação e criação e a perceção e consciencialização das competências espaciais dos alunos. Dadas as circunstâncias, apesar da pandemia do SARS-CoV-2 (Covid-19) e do desenvolvimento do estágio ter sofrido alterações, concluiu-se que os alunos adquiriram competências de perceção espacial, compreendendo o que é a criação em site-specific.
- Probing substrate/catalyst effects using QSPR analysis on friedel-crafts acylation reactions over hierarchical BEA zeolitesPublication . Elvas Leitao, Ruben; Martins, Filomena; Borbinha, Leonor; Marranita, Catarina; Martins, Angela; Nunes, NelsonAttempts to optimize heterogeneous catalysis often lack quantitative comparative analysis. The use of kinetic modelling leads to rate (k) and relative sorption equilibrium constants (K), which can be further rationalized using Quantitative Structure-Property Relationships (QSPR) based on Multiple Linear Regressions (MLR). Friedel-Crafts acylation using commercial and hierarchical BEA zeolites as heterogeneous catalysts, acetic anhydride as the acylating agent, and a set of seven substrates with different sizes and chemical functionalities were herein studied. Catalytic results were correlated with the physicochemical properties of substrates and catalysts. From this analysis, a robust set of equations was obtained allowing inferences about the dominant factors governing the processes. Not entirely surprising, the rate and sorption equilibrium constants were found to be explained in part by common factors but of opposite signs: higher and stronger adsorption forces increase reaction rates, but they also make the zeolite active sites less accessible to new reactant molecules. The most relevant parameters are related to the substrates' molecular size, which can be associated with different reaction steps, namely accessibility to micropores, diffusion capacity, and polarizability of molecules. The relatively large set of substrates used here reinforces previous findings and brings further insights into the factors that hamper/speed up Friedel-Crafts reactions in heterogeneous media.