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- Resilient and sensitive key points of the photosynthetic machinery of coffea spp. to the single and superimposed exposure to severe drought and heat stressesPublication . Dubberstein, Danielly; Lidon, Fernando C.; Rodrigues, Ana P.; Semedo, José N.; Marques, Isabel; Rodrigues, Weverton P.; Gouveia, Duarte; ARMENGAUD, Jean; Semedo, Magda C.; Martins, Sónia; Simoes-Costa, Maria C.; Moura, Isabel; Pais, Isabel P.; Scotti-Campos, Paula; Partelli, Fábio Luiz; E, Campostrini; Ribeiro-Barros, Ana I.; DaMatta, Fabio; Ramalho, José C.This study unveils the single and combined drought and heat impacts on the photosynthetic performance ofCoffea arabicacv. Icatu andC. canephoracv. Conilon Clone 153 (CL153). Well-watered (WW) potted plants were gradually submitted to severe water deficit (SWD) along 20 days under adequate temperature (25/20 degrees C, day/night), and thereafter exposed to a gradual temperature rise up to 42/30 degrees C, followed by a 14-day water and temperature recovery. Single drought affected all gas exchanges (includingA(max)) and most fluorescence parameters in both genotypes. However, Icatu maintainedF(v)/F(m)and RuBisCO activity, and reinforced electron transport rates, carrier contents, and proton gradient regulation (PGR5) and chloroplast NADH dehydrogenase-like (NDH) complex proteins abundance. This suggested negligible non-stomatal limitations of photosynthesis that were accompanied by a triggering of protective cyclic electron transport (CEF) involving both photosystems (PSs). These findings contrasted with declines in RuBisCO and PSs activities, and cytochromes (b(559),f,b(563)) contents in CL153. Remarkable heat tolerance in potential photosynthetic functioning was detected in WW plants of both genotypes (up to 37/28 degrees C or 39/30 degrees C), likely associated with CEF in Icatu. Yet, at 42/30 degrees C the tolerance limit was exceeded. ReducedA(max)and increasedC(i)values reflected non-stomatal limitations of photosynthesis, agreeing with impairments in energy capture (F(0)rise), PSII photochemical efficiency, and RuBisCO and Ru5PK activities. In contrast to PSs activities and electron carrier contents, enzyme activities were highly heat sensitive. Until 37/28 degrees C, stresses interaction was largely absent, and drought played the major role in constraining photosynthesis functioning. Harsher conditions (SWD, 42/30 degrees C) exacerbated impairments to PSs, enzymes, and electron carriers, but uncontrolled energy dissipation was mitigated by photoprotective mechanisms. Most parameters recovered fully between 4 and 14 days after stress relief in both genotypes, although some aftereffects persisted in SWD plants. Icatu was more drought tolerant, with WW and SWD plants usually showing a faster and/or greater recovery than CL153. Heat affected both genotypes mostly at 42/30 degrees C, especially in SWD and Icatu plants. Overall, photochemical components were highly tolerant to heat and to stress interaction in contrast to enzymes that deserve special attention by breeding programs to increase coffee sustainability in climate change scenarios.
- Flexibilidade curricular na escola: estudo de casoPublication . Pilar, Patrícia Raquel Costa; Leite, TeresaA escola que hoje conhecemos e que oferecemos às nossas crianças parece demonstrar um desajuste significativo daquilo que a sociedade procura dos seus cidadãos. A diversidade de alunos e a necessidade de os levar a atingir o sucesso escolar, obriga a instituição escolar a dar respostas muito mais particularizadas sem que o sistema educativo esteja preparado para oferecer essa formação aos seus alunos. Com base nestas premissas, surge o Projeto-piloto de Inovação Pedagógica com o intuito de promover o sucesso escolar, correspondendo o seu ensino à aquisição de aprendizagens significativas para todos os alunos, através da otimização da autonomia das escolas na conceção e adoção de projetos educativos próprios. Esta transformação deverá incidir não só na sala de aula mas também na própria gestão organizacional e pedagógica que representa o alinhamento do sistema educativo de forma global. Este estudo centra-se no conhecimento e compreensão de todos os elementos significativos deste princípio metodológico, identificando as conceções e práticas que suportam a flexibilidade curricular. O trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso, centrando-se no diretor, em duas professoras de 1.º CEB e em duas professoras de 2.º CEB do mesmo agrupamento de Escolas. Como metodologia de recolha dos dados foram utilizadas as técnicas da entrevista e da análise documental. Conclui-se que a escola necessita adotar um conjunto de dinâmicas inerentes ao processo de flexibilidade curricular, estando nas mãos do corpo docente o trabalho mais complexo e que permitirá atingir os objetivos propostos. No entanto os professores revelam algumas dificuldades a este nível, ao contrário dos alunos que rapidamente se conseguem adaptar a esta metodologia. Mais uma vez, a escola deverá estar abrangida por uma visão comum e capacitar todos os seus agentes no sentido evolutivo.
- O contributo do trabalho de grupo e do trabalho a pares para o desenvolvimento de relações interpessoais de cooperação entre alunos do 1.º ano de escolaridadePublication . Oliveira, Raquel Filipa Cunha Jacinto; Madureira, IsabelO presente relatório surge da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrante do 2.º ano do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte, na qual é realizada a análise crítica reflexiva da prática de ensino supervisionada de 2.º ciclo, e a segunda parte, apresentando o estudo empírico desenvolvido para o 1.º ciclo. A escolha do tema relaciona-se com a importância da cooperação em sala de aula. Procura-se então investigar se o trabalho de grupo e de pares permite desenvolver as relações interpessoais em sala de aula. Através das relações interpessoais, os alunos conseguem adequar os seus comportamentos em contextos de cooperação com outros, conseguindo, desta forma, trabalhar em equipa. Assim, foram estruturados dois objetivos de estudo: a) identificar estratégias e atividades a desenvolver em sala de aula que promovam o desenvolvimento de processos de cooperação entre os alunos; e b) observar se a realização de trabalhos de grupo e a pares constituem estratégias facilitadoras do desenvolvimento de relações interpessoais e de cooperação entre os alunos. O estudo é de natureza qualitativa, recorrendo a metodologia de investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados, é utilizada a observação direta participante, utilizando grelhas de registo de observação, notas de campo, analise documental às produções dos alunos e aos documentos fornecidos pela escola e ainda a realização de uma entrevista semiestruturada à professora cooperante. Como conclusão, é importante realçar que é através das relações que as crianças estabelecem entre si que conseguem desenvolver a cooperação, pois não é possível cooperar sem interagir com outros. A escola deve então promover aspetos para que as crianças consigam trabalhar cooperativamente.
- Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEBPublication . Castilho, Marta Sofia da Silva; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho consiste na apresentação descritiva e reflexiva de um período de observação, intervenção e avaliação pedagógica – num contexto de 2.º Ciclo do Ensino básico (CEB) – e na apresentação de um estudo de investigação. A investigação intitulada “Processos de prescrição e correção dos T.P.C. no 1º CEB” teve como finalidade estudar as conceções e as práticas de um grupo de professores do 1.º CEB sobre os processos de prescrição e correção dos trabalhos de casa utilizados em sala de aula. Em concordância, configuram-se como objetivos específicos do estudo: (i) caracterizar as perspetivas dos professores sobre os TPC; (ii) descrever a opinião dos professores sobre as formas de prescrição dos TPC; (iii) descrever a opinião dos professores sobre as formas de correção dos TPC. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, privilegiando-se o inquérito por questionário (online) como técnica de recolha de dados. Participaram no estudo 182 professores do 1.º CEB. O tratamento dos dados foi realizado com recurso Software Statistical Package for Social Sciences v26. Os resultados do estudo permitem considerar que há uma relativa concordância por parte dos professores inquiridos no que respeita às finalidades de prescrição e correção dos TPC. Não obstante, as opiniões dividem-se quando se fala da forma de prescrição e correção dos trabalhos de casa, bem como à regularidade com que os mesmos devem ser realizados.