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- Sustainable product design education: engineering students’ perceptions and attitudesPublication . João, Isabel; Silva, JoãoMoving towards sustainable development is a global challenge requiring efforts from all the society, but governments and other stakeholders as well as researchers and academics have a central role to aid put in practice the knowledge and tools to enforce the vital changes. This work was developed to better understand the topic of sustainable product design among engineering students given the deficit of such kind of studies in the master courses of our engineering department. Survey data were collected from engineering students enrolled in master courses that have in its syllabus the product design curricular unit. The main objective of the work was to understand the students’ perceptions and attitudes in relation to sustainable product design to envisage actions to continually improve the course with the goal of developing students’ further knowledge and competencies with the focus on cradle to cradle design strategies.
- Scalar mass dependence of angular variables in t(t)over-bar phi productionPublication . Azevedo, Duarte; Capucha, Rodrigo; Onofre, Antonio; Santos, RuiIn this paper we explore CP discrimination in the associated production of top-quark pairs (t (t) over bar) with a generic scalar boson (phi) at the LHC. We probe the CP-sensitivity of several observables for a varying scalar boson mass and CP-number, either CP-even (phi = H) or CP-odd (phi= A), using dileptonic final states of the t (t) over bar phi system, with phi -> (b) over bar. We show that CP-searches are virtually impossible for phi boson masses above a few hundred GeV in this channel. A full phenomenological analysis was performed, using Standard Model background and signal events generated with MadGraph5 aMC@NLO and reconstructed using a kinematic fit. The most sensitive CP-observables are used to compute Confidence Levels (CLs), as a function of luminosity, for the exclusion of different signal hypotheses with scalar and pseudoscalar boson masses that range from m(phi) = 40 GeV up to 200 GeV. We finalize by analysing the impact of a measurement (or limit) of the CP-violating angle in the parameter space of a complex two-Higgs doublet model known as the C2HDM.
- A participação das famílias na sala de atividadesPublication . Castel-Branco, Marta Loureiro; Almeida, TiagoO presente trabalho procura analisar o percurso concretizado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), incluído no plano de estudos para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, e reflete todo o trabalho desenvolvido ao longo desse período. Desta feita, este estudo contempla duas dimensões: (i) a descrição e análise do trabalho realizado entre os dias 7 de outubro de 2019 e 24 de janeiro do corrente ano, numa instituição privada do concelho de Lisboa, na valência de Jardim de infância (JI), com um grupo de 25 crianças de 4 anos de idade; e (ii) a componente investigativa e reflexiva, que resultou de uma observação e vivência do contexto socioeducativo onde estive inserida, centrada nas expectativas que educadora e famílias têm em relação à participação das segundas na sala de atividades. Esta temática procurou, também, sensibilizar tanto a equipa educativa, como as famílias para a valorização das suas interações nos mais diversos momentos da educação formal dos seus educandos. Desta forma, apresento meu estudo de caso de natureza mista – A participação das famílias na sala de atividades. Esta temática surge por considerar fundamental, tal como expresso por Silva et Al. (2016) e Folque et Al. (2018), que a participação e envolvimento das famílias não era tão acentuado como desejaria que fosse. Para além do interesse pessoal, no decorrer do estágio pude vivenciar que as crianças partilhavam em casa atividades da escolar. Todos os resultados desta investigação foram obtidos através de quatro técnicas distintas: observação direta (registando as ocorrências em notas de campo); consulta documental; aplicação de questionário às famílias das crianças da sala; e, finalmente, a realização de uma entrevista à educadora cooperante. A utilização destas técnicas em simultâneo procurava permitir uma triangulação dos dados obtidos. A análise dos dados obtidos em prol desta permite concluir que, apesar de podermos considerar estas famílias algo participativas, esta participação é sobretudo motivada pela resposta a pedidos da educadora/instituição e raramente se sucede em atividades de sala e/ou iniciativas propostas pela própria família. Destaco, ainda, que ao invés do pensado inicialmente, esta participação não é condicionada somente pela conciliação entre horário laboral e escolar. Apesar disso, existe um esforço por parte da educadora cooperante para incluir mais as famílias nas atividades de sala, será um começo? No quarto capítulo é realizada uma análise e reflexão de todo o meu percurso académico e de prática profissional, que influenciaram a construção da minha profissionalidade e crescimento pessoal enquanto educadora estagiária. Por último, serão expostas as considerações finais decorrentes deste trabalho.