Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-19"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Estudo de soluções de difusão e radiação para a climatização de uma carruagem de comboioPublication . Baião, Rodrigo Rafael Resende; Cardoso, João Antero Nascimento dos Santos; Marques, Nelson Pereira CaetanoA climatização tem ganho maior importância nos novos projetos de carruagens de materiais circulantes visto que uma das principais queixas dos passageiros é a má climatização das mesmas. No entanto a falta de informação sobre este tema ainda é muito elevada tornando este trabalho mais desafiante. A climatização dos transportes ferroviários é feita com recurso a sistemas de climatização de expansão direta utilizando um fluido refrigerante como permutador de calor entre o meio a climatizar e o espaço exterior. Após a produção de calor, ou frio, é necessário definir-se qual o meio de transmitir esse calor para o meio ambiente, para isso é utilizado vários tipos de difusores, variando a velocidade de insuflação e o jato de ar insuflado. Com isso é necessária uma seleção minuciosa de modo a obter o melhor conforto térmico. O presente projeto teve como foco estudar e entender qual o melhor sistema de difusão de ar para a climatização de uma carruagem. Para obter-se uma conclusão foi necessário o estudo e determinação das cargas térmicas para, deste modo, calcular-se os caudais de insuflação necessários. Para a realização do cálculo das cargas foi utilizado o programa DesignBuilder. Outro objetivo foi o estudo do aquecimento por um sistema misto, entre aquecimento por radiação e por difusão de ar. Para determinar-se a melhor solução de difusão de ar realizou-se vários estudos CFD (Computação em Dinâmica dos Fluidos), com recurso ao mesmo programa utilizado para o cálculo das cargas térmicas tendo sido possível observar que o melhor resultado obteve-se quando a difusão de ar foi feita por meio de três difusores de teto. Dois deles, situados por cima da fila de passageiros adjacente ao corredor, com um fluxo unidirecional descendente e o outro difusor situado no centro do teto com fluxo de ar bidirecional. Concluiu-se, igualmente, que a utilização de aquecimento radiante, com a conjunção de um sistema de difusão de ar, melhora o conforto térmico diminuindo o grau de insatisfação dos passageiros.
- Fault-tolerant SRM dive with a diagnosis method based on the entropy feature approachPublication . Fernao Pires, Vitor; Amaral, Tito; Cordeiro, Armando; Foito, Daniel; Pires, Armando J.; Martins, JoaoThe power electronic converter design is essential for the operation of the switched reluctance motor (SRM). Thus, a fault-tolerant power converter is fundamental to ensure high reliability and extend the drive operation. To achieve fault tolerance, fault detection and diagnosis methods are critical in order to identify, as soon as possible, the failure mode of the drive. To provide such capability, it is proposed in this paper a new fault-tolerant power converter scheme combined with a fault detection method regarding the most common power semiconductors failures in SRM drives. The fast and reliable proposed diagnosis method is based on the entropy theory. Based on this theory, normalized indexes (diagnostic variables) are created, which are independent from the load and speed of the motor. Through this method, it is possible to identify the faulty leg, as well as the type of power semiconductor fault. To test and evaluate the proposed solution several laboratory experiments were carried out using a 2 kW four-phase 8 / 6 SRM.
- Introdução de um expansor do tipo parafuso no processo de redução de pressão do gás naturalPublication . Reis, João Filipe Ferreira; Domingues, Nuno Alexandre Soares; Costa, Jorge Mendonça eO presente trabalho surge numa tentativa de colmatar uma lacuna energética observada no processo de redução de pressão do gás natural, onde a energia de pressão do gás é, actualmente, desperdiçada por válvulas redutoras. Por forma a actuar sobre esta má utilização energética, são propostas máquinas do tipo parafuso como candidatas, adequadas, para realizar a extracção da energia de pressão contida no gás, durante este processo. Ao estudar compressores do tipo parafuso, com o objectivo de preencher esta lacuna encontrada, actualmente, no processo de redução de pressão do gás natural, pretende-se não só incentivar o estudo e implementação deste tipo de máquinas, actualmente detido estritamente por fabricantes, como, também, chamar à atenção e actuar sobre o actual paradigma energético, cuja exigência de melhores e mais e cientes práticas de exploração e utilização energética se torna cada vez mais evidente e necessária. Desta forma, é desenvolvido um modelo, teórico, no qual se tenta avaliar, de forma preliminar, a instalação e utilização de expansores do tipo parafuso em postos de redução e medição de gás natural, onde é contornada a necessidade, actual, de um conhecimento prévio de uma geometria preliminar dos per s dos rotores da máquina. Desta forma facilitando-se o crescimento de aplicações relacionadas com estas máquinas, ao eliminar necessidades de know-how prévio. O modelo desenvolvido não só respeita a física do problema, como demonstra resultados promissores ao ser capaz de acompanhar os resultados obtidos em estudos paralelos, como análises exergéticas, e ao corresponder com exactidão aos dados fornecidos, de potência, do caso de estudo considerado. Contudo, não deixa de ser considerado que o modelo necessita de mais oportunidades de aplicação, por forma a ser possível concluir, com certeza, acerca da sua viabilidade e aplicabilidade.
- A importância da relação pedagógica em Jardim de InfânciaPublication . Nunes, Cláudia Cristina da Cruz; Simões, AnaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II e pretende expor, de forma reflexiva, a ação pedagógica desenvolvida ao longo do estágio, salientando as aprendizagens e intenções concretizadas, em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de 25 crianças. Perante as observações dos primeiros dias de estágio, apercebi-me da necessidade constante das crianças se relacionarem com algum adulto, tanto nas brincadeiras, como nas constantes chamadas de atenção e de mimo. Desta forma, surge a problemática “A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância”, com especial enfoque na afetividade. No que se refere à metodologia, recorri às seguintes técnicas de recolha de informação: análise documental, realização de entrevistas à equipa educativa da sala de atividades e a algumas crianças do grupo. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: as crianças iniciam interações por diversas razões: i) para receberem e darem atenção e mimo; ii) para demonstrarem afeto; iii) para brincarem; iv) para conversarem; v) para realizarem atividades; vi) para receberem conforto; vii) para partilharem diferentes momentos com o adulto e viii) para serem ajudadas ou elas próprias ajudarem. Ao analisar as respostas das entrevistas à equipa educativa, compreende-se a importância que as entrevistadas dão à interação adulto-criança e a forma como acreditam que essa relação desenvolve a criança a vários níveis. Para estas profissionais, ao estabelecerem uma relação de afeto com as crianças, estão a construir uma relação pedagógica positiva que é importante para o desenvolvimento e o bem-estar da criança. Através desta relação, a criança consegue sentir-se segura e protegida, conseguindo a motivação para a aprendizagem.
- Estudo da eficiência energética de edifícios públicos : aplicação a dois casos de estudoPublication . Guerra, Rui Miguel Fava Marques; Casaca, Cláudia Sofia Séneca da Luz; Pinto, Armando Teófilo dos SantosOs edifícios apresentam um consumo de energia importante na economia portuguesa, são responsáveis por uma parte considerável das emissões de gases de efeito de estufa ao proporcionarem condições de conforto aos seus ocupantes. A avaliação do desempenho energético de edifícios e a certificação do desempenho energético de edifícios apresenta um papel relevante na política de promoção da eficiência energética, permitindo avaliar a eficiência e identificar oportunidades de melhoria rentável ou otimizada em termos de custos do desempenho energético de um edifício ou de uma fração autónoma. No âmbito do programa ECO.AP existe uma preocupação de implementar medidas de eficiência energética nos edifícios do estado. As ferramentas atualmente disponíveis para a avaliação energética de edifícios e de medidas de melhoria de grandes edifícios de comércio e serviços são complexas e morosas. Neste trabalho final de mestrado, realizaram-se os estudos de dois edifícios da mesma época de construção, mas com utilizações relativamente diferentes para apreciar o impacto das suas utilizações na classe de eficiência energética e a relevância das medidas de melhoria. Para esse efeito, foi realizada uma auditoria aos edifícios utilizando a ferramenta ECO.AP. O simulador ECO.AP utiliza o modelo de cálculo EnergyPlus. Entre os edifícios estudados encontra-se um edifício típico do LNEC (espaços de ensaios e gabinetes) e um edifício com usos diferenciados (cozinha, consultório, dormitórios, etc.). As classes obtidas para os edifícios foram: classe C para o edifício típico enquanto para o edifício diferenciado se obtém uma classe B. No edifício típico consegue-se definir uma ordem de ações que o tornam capaz de evoluir dois níveis de classe energética enquanto no edifício diferenciado só conseguimos obter uma evolução. Conclui-se que a ferramenta computacional facilita a verificação de que é exequível melhorar a classe energética, sendo esta melhoria mais fácil no edifício típico do que no edifício diferenciado.
- O papel do educador de infância na promoção da participação das criançasPublication . Alves, Mariana Filipa Adão; Rosa, ManuelaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II ) e pretende dar a conhecer o trabalho de intervenção desenvolvido no contexto de Jardim de Infância (JI), numa perspetiva crítica e reflexiva, evidenciando as aprendizagens e as intenções concretizadas em relação ao grupo de crianças, valorizando todos os atores que fizeram parte deste processo e com os quais cresci a nível pessoal e profissional. Este relatório é fruto da prática profissional desenvolvida com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, que decorreu de 7 de outubro de 2019 a 23 de janeiro de 2020. A reflexão sobre a ação pedagógica aprofundada com um grupo de crianças deve ser uma das intencionalidades fundamentais na profissão de um/a educador/a de infância, uma vez que só refletindo sobre a prática será possível melhorar as fragilidades e potencialidades da ação. Desta forma, tive a oportunidade de refletir todos os dias sobre as minhas aprendizagens, planear e dinamizar propostas consoante as necessidades e interesses do grupo de crianças, bem como avaliar as mesmas, incidindo essencialmente numa problemática que se destacou no decorrer da intervenção pedagógica – O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças. Com a investigação pretende-se compreender a relação entre a ação do educador e a participação das crianças. Neste sentido, realizou-se uma investigação sobre este tema, que foi sustentada através de fundamentação teórica, notas de campo, reflexões, registos fotográficos e por último, através de uma entrevista realizada à educadora cooperante. Por fim, são apresentadas as contribuições das Práticas Profissionais Supervisionadas, para a construção da minha profissionalidade docente enquanto Educadora de Infância em contexto.
- "Juntos decidimos o que queremos fazer": a participação da criança em educação de infância (conceções e práticas numa sala de educação pré-escolar)Publication . Rolo, Sara Gonçalves; Friães, RitaO presente relatório apresenta uma análise crítica e reflexiva do processo desenvolvido num contexto de Jardim de Infância, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada, módulo II, com crianças de quatro anos, durante um período de observação e de intervenção de, aproximadamente, quatro meses. Nele apresenta-se também a investigação realizada durante o processo. No decorrer da observação tornou-se notório o facto de estar em presença de um contexto valorizador de uma cultura de participação ativa da criança, em que a mesma é chamada a participar em todas as decisões que lhe dizem respeito (planeamento, avaliação do plano do dia, decisão de projetos e de atividades que destes fazem parte ou não, decisão de tarefas semanais, escolha das áreas de brincadeira e alteração do espaço da sala). Deste modo, a investigação, de carácter qualitativo, mais concretamente um estudo de caso, foi desenvolvida tendo em conta os seguintes objetivos: (i) compreender a visão de participação da equipa educativa da sala e do grupo de crianças pertencentes ao contexto socioeducativo (sala de Educação Pré-Escolar) em análise, (ii) compreender as potencialidades de um contexto socioeducativo assente na participação da criança para o grupo e para cada criança, (iii) identificar formas de participação das crianças em contexto de sala de Educação Pré-Escolar e, ainda, (iv) identificar estratégias de promoção de participação da criança. Neste estudo participaram a equipa educativa da sala e as crianças do grupo, tendo recorrido a diversas técnicas e instrumentos de investigação: observação direta participante, realizada através do registo de notas de campo, observação direta naturalista, realizada através do registo de momentos que aconteciam com a participação da criança, observação direta sistemática (estruturada), através do recurso a grelhas de observação previamente construídas para o efeito, observação indireta, através da realização de inquérito por entrevista à educadora de infância cooperante, de inquérito por questionário à ajudante de ação educativa cooperante e de um focus group com o grupo de crianças. Após os dados recolhidos, recorri à análise de conteúdo e à análise estatística descritiva através da distribuição de frequências, com o intuito de compreender a temática estudada e dar resposta às interrogações e aos objetivos iniciais. Os dados reunidos revelaram que a participação das crianças é sobretudo percecionada, tanto pela equipa educativa da sala, como pelo grupo de crianças, como uma tomada de decisão conjunta entre crianças e adultos, isto é, todos os intervenientes da sala de Educação Pré-Escolar são tidos em consideração nas decisões que dizem respeito ao grupo e à sala. Para mais, foi possível perceber que, em contexto de sala, as crianças participam em vários momentos da rotina, como por exemplo no planeamento semanal e diário, bem como na gestão dos vários desafios e projetos que desenvolvem, decidindo o que, como e quando fazer. Procurou-se identificar possíveis contributos de um contexto assente na participação da criança, tendo os dados revelado que, através desta prática, as crianças desenvolvem competências de comunicação e de como estar em grupo (respeito, colaboração e interação entre pares). As crianças, ao participarem, sentem-se valorizadas e desenvolvem o seu sentido crítico. Estas competências podem ser desenvolvidas através do diálogo, da observação, da metodologia de trabalho de projeto, dos instrumentos de pilotagem e do envolvimento das crianças nas rotinas da sala e do grupo.