Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-04"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio LisboaPublication . Neto, Filipa Santos Silva; Centeno, Maria JoãoVivemos em sociedades onde a tecnologia ocupa um lugar de destaque; a sua expansão ditou a necessidade das Relações Públicas se adaptarem a novos panoramas. Torna-se então fundamental repensar o papel que os profissionais de Relações Públicas desempenham nas organizações, e redefinir, não apenas o modo de comunicar adotando uma postura mais criativa, como também manter e criar novas ligações. A interatividade associada aos novos meios de comunicação online está a levar ao desaparecimento do comportamento passivo dos utilizadores, dando-lhes a possibilidade de desempenhar um papel mais ativo, onde eles próprios passaram a ser capazes de criar conteúdos. Assim, ao se começar a desenvolver uma corrente comunicacional bidirecional, as organizações precisam forçosamente de adaptar toda a sua estratégia de comunicação na internet, em particular nos social media. Porém, acredita-se que nem todas as organizações tirem proveito das potencialidades que os novos meios de comunicação oferecem em termos de diálogo e das possibilidades de participação que proporcionam ao público. Como forma de tentar compreender o comportamento das organizações responsáveis por festivais de música face ao aproveitamento das mais-valias associadas ao mundo digital, particularmente se a participação e o diálogo através dos social media são incentivados ou se é feita apenas uma partilha de informação relativa aos eventos organizados, este estudo propõe-se analisar e acompanhar as plataformas de comunicação digital utilizadas pelo Rock in Rio. Ao concluir a presente investigação percebeu-se que, no âmbito das últimas comemorações do 15º aniversário do Rock in Rio em Lisboa, a organização veiculou, através dos social media, maioritariamente informações factuais sobre os eventos, e apesar de ter conseguido resultados positivos ao nível da interatividade dos utilizadores (pelos likes, comentários e visualizações), não procurou desenvolver um diálogo com o público, registando taxas de feedback reduzidas. Acreditamos que este estudo irá permitir uma melhor compreensão do comportamento adotado pelo Rock in Rio aquando a divulgação de um evento no meio online, e que será capaz de levar a uma reflexão sobre potenciais melhorias para um melhor aproveitamento das capacidades associadas a estas plataformas.
- Fatores determinantes da reserva online de alojamento nas Gerações X e YPublication . Sousa, Catarina Martins e; Machado, Ana Teresa; Silvestre, Cláudia Marisa VasconcelosO desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação desencadeou alterações profundas no setor do Turismo e, neste contexto, verificou-se que a reserva online de alojamento foi a compra turística que apresentou maior crescimento. Neste contexto, encontra-se implícito o processo de tomada de decisão do consumidor e os fatores que o influenciam. Os fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor podem estar relacionados com as suas características, nomeadamente, pelas características derivadas das Gerações a que pertencem. A Geração Y tem impulsionado alterações profundas no setor do Turismo a nível global porque são consumidores com comportamentos e motivações totalmente diferentes quando comparados com gerações anteriores. Tendo em conta que as Gerações X e Y têm sido estudadas ao longo dos últimos anos como gerações que apresentam diferenças significativas, esta investigação analisou os comportamentos das Gerações X e Y no contexto da reserva online de alojamento. O objetivo desta investigação consistiu em identificar se existem diferenças comportamentais entre as Gerações X e Y relativamente a alguns fatores determinantes da reserva online de alojamento, nomeadamente, a Perceção de Risco, a Facilidade de Utilização, a Experiência, a Utilidade, o Preço e a Importância dos Testemunhos. Para analisar as hipóteses que serviram de suporte a esta investigação, foi realizado um estudo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 262 indivíduos que já efetuaram pelo menos uma reserva online de alojamento. Apenas foram verificadas diferenças nos comportamentos das Gerações X e Y os fatores Utilidade e Importância dos Testemunhos.
- Desenvolvimento do sistema de suspensão para o carro IFS03EEPublication . Carpinteiro, João Eduardo Alves Canas Palma; Portal, Ricardo José Fontes; Leite, Afonso Manuel da Costa de SousaO trabalho que se apresenta tem como objetivo o desenvolvimento do sistema de suspensão para um veículo de competição. O veículo em questão será utilizado pela equipa do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL Formula Student) para participar em provas da competição Formula Student na época 2020/21. O projeto tem início com o desenvolvimento da geometria do sistema de suspensão que define a cinemática da mesma. As decisões tomadas ao longo do processo são suportadas por uma pesquisa bibliográfica centrada na dinâmica automóvel. São utilizados os dados de ensaios a pneumáticos realizados pelo Tire Test Consortium e, cedidos gentilmente pela equipa do ISEL para auxiliar ao desenvolvimento deste trabalho. Também foi usado software concebido para este fim. O comportamento do conjunto mola-amortecedor é alvo de um estudo que permite otimizar as suas características para a aplicação em questão. A curva que define o coeficiente de amortecimento em função da velocidade é obtida através de uma análise do modelo simplificado do veículo. Os valores do módulo de rigidez das molas utilizadas são estudados através de métodos encontrados na bibliografia pesquisada. Numa última fase, foi desenvolvido um modelo de veículo através do software MATLAB, para analisar a cinemática e dinâmica do sistema de suspensão desenvolvido. São utilizados três exemplos distintos que permitem demonstrar o potencial da utilização deste modelo. Foi realizada uma simulação onde se avaliou a dinâmica longitudinal do veículo num caso onde, partindo do repouso, o veículo acelerou até aos 27,7 m/s e, travou de seguida até ficar imobilizado. Por último, foi realizada uma simulação onde o veículo foi obrigado a descrever uma curva, sendo a análise dinâmica complementada com a introdução no modelo de novos componentes, como uma barra estabilizadora.
- New challenges whilst using new media, new meanings whilst reading the worldPublication . Bonacho, Fernanda; Mata, Maria J.; Lopes, Anabela de Sousa; Rezola, Maria Inácia; Santos, ZéliaFor a long time already, we have been searching for the best ways to promote critical thought, especially due to the phenomenon of disinformation. Scholars and journalists have long hoped that media education could positively enhance social goals such as political and civic engagement particularly among youngsters. Today, more than ever, it is important to know how to distinguish information, news, and fiction. It is important to know how to read the world and be able to communicate and be informed. This paper presents the methodological architecture of a communication literacy project for young adults from 13 to 25 years old, not only to understand the actual use of information and social media but also to develop their critical thought, communication, and self-regulation skills. The project “Reading the World Academy: Journalism, Communication and I” has been conceived by a multidisciplinary group of ESCS/IPL researchers, embraced by other academic institutions specialized in communication and journalism studies and selected as one of the Gulbenkian Knowledge Academies. Engaging youngsters from high school and university level in a national collaborative and immersive experience, the Academy selected a set of competences considered essential to deal with contemporary media complexities that insist on hindering our reality readings.
- Fatores determinantes na escolha de uma transportadora aérea: a importância do programa de fidelização: o caso TAP Air PortugalPublication . Plácido, David Alexandre Pires; Machado, Ana Teresa; Santos, ZéliaEsta dissertação procura verificar quais os fatores mais relevantes na escolha de uma companhia aérea para viajar, e se o programa de fidelização é um desses fatores. Igualmente, procura avaliar a qualidade dos serviços prestados pela transportadora aérea Portuguesa - TAP Air Portugal. Num mercado preenchido por vários concorrentes que oferecem similares propostas de valor, características como a segurança, o conforto a bordo, a reputação, ou pontualidade são fatores de sucesso que merecem ser colocados em análise. Todos estes fatores são tidos em conta, para o consumidor, na escolha final de compra da transportadora aérea. Particularmente, o programa de milhas da TAP é usado como contexto de investigação, procurando medir o seu impacto na medição de fidelização e satisfação do consumidor, tocando em aspectos chave de construção de relação e elementos teóricos levantados por estudos anteriores.
- Comunicação estratégica na organização de um festival de cinema: o caso do Festival Caminhos do Cinema PortuguêsPublication . Graça, Sara Inês; Centeno, Maria João; Santos, TiagoAo percebermos que os festivais de cinema são um tema pouco estudado em Portugal e que a Comunicação Estratégica na organização de um festival de cinema nunca foi objeto de estudo, decidimos analisar o papel da comunicação estratégica na organização do festival Caminhos do Cinema Português, festival este também nunca estudado. Para conhecer e compreender a perspetiva teórica optamos por fazer uma revisão da literatura das disciplinas de Comunicação Estratégica, Eventos, Festivais e Festivais de Cinema. Já para a obtenção dos dados empíricos, fizemos um estudo de caso com os métodos de análise documental e de materiais visuais, análise de conteúdo quantitativa dos social media e website do festival e observação direta participante, entre 1 de novembro e 15 de dezembro de 2018, da investigadora enquanto coordenadora do departamento de comunicação e assessoria de imprensa da XXIV edição do festival, decorrente entre 23 de novembro e 1 de dezembro de 2018.