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- Contributo da área de cidadania e desenvolvimento para a operacionalização da autonomia e flexibilidade curricularPublication . Aparício, Rodolfo Martins Epifánio Frazão; Leite, Teresa; Gonçalves, CarolinaA disciplina de Cidadania e Desenvolvimento apresenta-se como um campo curricular adequado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal, social e intercultural das crianças e jovens, propiciando a implementação de situações educativas integradoras e de metodologias de trabalho colaborativas. Este estudo tem como objetivo geral conhecer a implementação e contributos da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento no contexto da interdisciplinaridade e integração curricular. Neste sentido, procurou-se compreender a implementação da gestão articulada do currículo através do desenvolvimento de projetos que aglutinem aprendizagens das diferentes disciplinas, planeados, realizados e avaliados pelo conjunto dos professores. O contexto do estudo é uma escola privada da área de Lisboa, centrando-se em turmas do 6º ano de escolaridade. Procurou-se conhecer as perspetivas dos docentes sobre a conceção e implementação de projetos interdisciplinares e as opções e decisões pedagógicas tidas em conta na implementação de uma metodologia de trabalho cooperativo entre docentes, bem como descrever e analisar alguns dos projetos interdisciplinares realizados. Para tal, desenvolveu-se um estudo qualitativo de caráter exploratório, recorrendo-se à consulta e análise documental, questionários aos docentes, entrevista ao diretor e à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos. Os resultados mostram que, através da área de Cidadania e Desenvolvimento, obteve-se um espaço curricular facilitador da implementação de uma metodologia de trabalho de projeto, bem como um espaço curricular transversal às diferentes áreas, onde se cruzam e integram os diferentes saberes, valores e atitudes; esta área constituiu um espaço de diálogo, onde situações reais ou problemas foram analisados e discutidos, de modo que fossem os próprios alunos a encontrarem soluções e respostas, recorrendo e mobilizando os conteúdos das disciplinas envolvidas os resultados mostram, ainda, que os projetos interdisciplinares levaram ao aprofundamento de um trabalho reflexivo e cooperativo dos professores.
- Estratégias de promoção de estabilidade no trabalho de iniciação às pontas no contexto das aulas de técnica de dança clássica, do 2º A, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional.Publication . Vala, Diana Patrícia; Amorim, VeraO projecto de Estágio realizado, no âmbito da unidade curricular - Introdução ao Estágio, do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, visa promover a estabilidade no trabalho de iniciação às pontas, em alunas da turma A, do 2º ano, artístico de Dança, da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN), através de estratégias de promoção de equilíbrio e trabalho do core do aluno, defendidos por vários autores de treino, como Cook (2003) e Skotnicka (2017), mas desta feita, adaptadas à disciplina de técnica de dança clássica, no ano letivo 2018/2019. O objetivo geral é tornar os alunos mais estáveis, e consequentemente conseguirem melhores resultados no trabalho de iniciação às pontas, bem como perceber se a metodologia usada obterá os resultados pretendidos. Pretende-se introduzir este programa adaptado, nas aulas de técnica de dança clássica, numa turma do género feminino, usando como métodos de avaliação: tabelas de observação, videogravações e testes específicos, para perceber se as alunas obtiveram melhorias na força, controlo e estabilidade do core e no equilíbrio, recorremos para este efeito ao teste Point Readiness Test.
- Evidence for high temperature in the upper mantle beneath Cape Verde archipelago from Rayleigh-wave phase-velocity measurementsPublication . Carvalho, Joana; Bonadio, Raffaele; Silveira, Graça; Lebedev, Sergei; Mata, João; Arroucau, Pierre; Meier, Thomas; Celli, Nicolas L.Cape Verde is an intraplate archipelago located in the Atlantic Ocean about 560 km west of Senegal, on an similar to 130 Ma old oceanic lithosphere. The upper-mantle structure beneath the islands was poorly known, until recently, in large part due to the lack of broadband seismic stations. In this study we used data from two temporary deployments across the archipelago, measuring the phase velocities of Rayleigh-waves fundamental-modes in a broad period range (8-250 s), by cross-correlating teleseismic earthquake data between pairs of stations. We derived a robust average, phase-velocity curve for the Cape Verde region, and inverted it for a shear-wave velocity profile. Our results show significantly low velocities of similar to 4.2 km/s in the asthenosphere, indicating the presence of anomalously high temperatures and, eventually, partial melting. The temperature anomaly is probably responsible for the thermal rejuvenation of the lithosphere to an effective age as young as about 30 Ma, which we infer from the comparison of seismic velocities beneath Cape Verde archipelago and those representative of different ages in the Central Atlantic. The anomalously high temperature in the asthenosphere, together with previously published evidence on low seismic velocities in the lower mantle and relatively He-unradiogenic isotopic ratios, suggests a hot plume, rooted deep in the lower mantle, as the origin of the Cape Verde hotspot.