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- Tutorias: Projeto piloto numa escola TEIP do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mendes, Ana Paula Lopes Malato; Almeida, TiagoA escola de massas mobiliza uma sociedade que pretende um ensino de qualidade, com soluções adequadas para questões que se levantam, nomeadamente, a diversidade, o insucesso escolar e a indisciplina, variáveis que concorrem para o clima organizacional e para o clima de escola de cada instituição de ensino. Nesta perspetiva, o professor deverá assumir uma pedagogia social no sentido de dar resposta aos fenómenos da escola contemporânea. Neste trabalho foram realizados dois estudos: o primeiro, consistiu em aferir as perceções dos alunos e encarregados de educação sobre o clima social de uma escola do 1º ciclo do ensino básico situada em Sintra, em diferentes contextos educativos; o segundo estudo, a partir da perceção dos professores sobre a crescente instabilidade do clima social da escola, consistiu numa intervenção realizada neste mesmo estabelecimento de ensino, através da implementação de um Programa de Tutoria, com o objetivo de diminuir o número de registos de ocorrências disciplinares. Para o Estudo I, a metodologia adotada foram os inquéritos por questionário aplicados aos alunos e respetivos encarregados de educação. Os resultados do estudo permitiram verificar quais os aspetos positivos e negativos apontados pelas famílias sobre o quotidiano escolar e relacionar pontos convergentes e divergentes em relação à perceção dos professores. No Estudo II, foi realizada uma intervenção junto de 6 alunos, considerados mais problemáticos em matéria de indisciplina, que consistiu na implementação de um Programa de Tutoria. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da intervenção no número de ocorrências disciplinares em contexto educativo. A metodologia utilizada para avaliar a eficácia da intervenção foi o Desenho de Sujeito Único, mais especificamente os Desenhos de Investigação A-B. Verificou-se uma diminuição dos registos de ocorrências disciplinares em todos os alunos envolvidos no estudo, o que indica que a implementação do Programa de Tutoria parece ser eficaz na alteração de alguns comportamentos não normativos em contexto educativo.
- Por favor, não me tirem fotosPublication . Neto, João Rodrigo da Silva; Antunes, DavidEste relatório de teor ensaísta pretende explorar conceitos chave da criação artística contemporânea, mais em específico nos campos do teatro e da performance. Num momento em que o questionamento da identidade se vai tornando figura central da criação da obra de arte, decidi trabalhar a partir da minha história, da minha individualidade. Apresento aqui dez capítulos que têm como objectivo reflectir sobre práticas e conceitos artísticos e sociais que se tornaram proeminentes a partir da segunda metade do século XX, ao mesmo tempo que exponho o processo de criação do objecto performático (Por Favor, Não Me Tirem Fotos), que serve de base a este relatório.
- Public sector organizations and co-creation with citizens: a literature review on benefits, drivers and barriersPublication . Baptista, Nuno; Alves, H.; Matos, NelsonCocreation has captured the attention of public managers andpolicymakers and yet the literature focusing in the public sector isstill relatively dispersed. In this literature review we presenta contextualized analysis of the potential reasons that lead publicsector organizations to cocreate with citizens and identify potentialbarriers that may hamper the adoption of cocreation in publicsettings. The analysis undertaken allowed us to conclude that thetopic is increasingly capturing the interest of researchers, althoughthe state of the literature is characterized by a reduced heteroge-neity in research methods. We classified cocreation benefits in thepublic sector as innovation related, improved decision-making, andsymbolic related, and we categorized the drivers for cocreationaccording to three broad categories: external, relation-specificand internal. Finally, we identified potential barriers of cocreation,including structural, organizational, and behavioral barriers.