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- Análise da compatibilidade entre projetos de especialidades com recurso ao BIMPublication . Simões, Ricardo Jorge Almeida; Hormigo, João António AntunesCom a crescente preocupação relativamente à qualidade e objetividade na execução de empreitadas, na procura de uma melhoria da produtividade e de tornar a fase de conceção de projetos cada vez mais eficiente, desenvolveu-se um conceito baseado na criação de protótipos virtuais. Foi nestas condições que surgiu o Building Information Modeling (BIM), uma metodologia que pretende simular a construção real num modelo virtual, capaz de acompanhar a utilização de determinado empreendimento ao longo das diferentes fases do seu ciclo de vida. Com base em tecnologia, processos e políticas, tem como princípio a partilha de informação entre as diferentes partes interessadas, como a equipa de projetistas, o dono de obra e empreiteiros, com o objetivo de aprimorar o detalhe e de solucionar, ainda na fase de conceção, problemas que poderiam ser detetados ou surgir em obra. O que se pretende com este Trabalho Final de Mestrado é analisar a compatibilidade dos projetos de várias especialidades de um edifício, examinando elementos como a arquitetura, a estrutura, equipamentos de iluminação, redes de águas e esgotos, sistemas de climatização e ventilação, rede de combate a incêndio e rede de gás natural, recorrendo a modelos virtuais. No caso de serem detetadas incompatibilidades, são apresentadas possíveis soluções que permitam a sua resolução. A modelação das especialidades foi desenvolvida com recurso ao Revit, sendo que para a análise de incompatibilidades foi utilizado o Navisworks, ambos softwares da Autodesk. A escolha da utilização destes programas deveu-se à facilidade na obtenção de licenças para estudantes.
- Estudo e aplicação de um sistema de concentração fotovoltaica (CPV) com utilização de células multijunçãoPublication . Correia, José Rafael Louro Santos; Camus, Cristina InêsO presente trabalho tem como objetivo efetuar o estudo da energia produzida por um sistema de concentração fotovoltaico CPV que utiliza módulos com células de multijunção. Estas células permitem aproveitar uma maior amplitude do espectro de radiação solar pela utilização de materiais semicondutores com diferentes larguras de banda. A utilização de lentes para a concentração da radiação solar permite ainda aumentar o fluxo de fotões que atingem a célula, utilizando para a mesma potência uma quantidade de material semicondutor muito menor. Apresenta-se um estudo comparativo entre esta tecnologia e a tecnologia convencional PV com módulos constituídos por células de silício. Conclui-se que a tecnologia CPV, apesar da utilização de células que têm o dobro da eficiência das de silício convencionais, ainda não consegue produzir mais energia por unidade de potência instalada, devido ao sistema de concentração permitir apenas a utilização da radiação direta que é 28% inferior à absorvida pelo sistema PV, no local em estudo. Sendo que as estas perdas, ainda se tem de juntar as perdas resultantes da refração da radiação nas lentes que constituem o concentrador (12-25%).
- Examining brand post characteristics that drive Facebook consumer engagementPublication . Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Machado, Ana TeresaThe development and increased use of social media by the consumers has brought new challenges for brands and marketeers. Relying on the relational paradigm and being aware of social media enormous potential to reach, to foster relationships and engage and to create bonds between brand and consumer, marketeers are increasingly using and considering them in their marketing strategy. In this context, social networking sites and, in particular, Facebook, are achieving an increasing relevance for marketeers to communicate and engage their target. Building on the Uses & Gratifications (U&G) theory and online consumer engagement research, our study analyzes the influence of marketing strategies related to Facebook post characteristics, such as post media and content type on fans response in terms of liking, sharing, and commenting brand posts, considered as online consumer engagement activities. For this purpose, the authors have collected and coded approximately 2800 posts sourced from the Facebook brand pages of four top selling fashion brands (Cubanas, Paez, Havaianas and Fly London), considering the period between 1st March 2015 until 31th December 2017. This research identifies differences across different consumer engagement activities. As such, informational, interactive and remunerational posts seem to have a positive effect on the several online consumer engagement activities examined, while vividness and entertainment yield mixed results. These findings and their implications are discussed in the context of branding and relationship marketing.