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- Os centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) na produção académica nacional (2008-2015)Publication . Correia, Ana Catarina Santos Gomes; Tomás, Catarina AlmeidaNo âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, a presente investigação visa apresentar os resultados da pesquisa e análise relativamente aos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) que tomou como referência empírica a produção académica realizada no ensino superior a nível nacional e disponibilizada no Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP) entre 2008 e 2015. Este período abarcou a fase em que a problemática da promoção e proteção de crianças e jovens esteve em destaque a nível nacional e internacional. Não obstante, continua atualmente a revestir-se de grande complexidade, entre outros motivos, pelos múltiplos olhares sobre a intervenção com este grupo social e com as suas famílias. Os problemas familiares levam a que muitas vezes, seja necessária a intervenção de serviços especializados no sentido de assegurar os direitos das crianças e jovens. O enfoque da pesquisa desenvolvida assentou nos CAFAP. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação de natureza qualitativa tendo por base a análise documental das oito produções académicas identificadas e analisadas que tinham como objeto e/ou como espaço de intervenção os CAFAP na sociedade portuguesa Os resultados do estudo apontam para uma escassez de investigações sobre os CAFAP e a ausência de trabalhos produzidos na área da Educação Social e Intervenção Comunitária.
- Os homens caem rodeados de palavras que explicam uma quedaPublication . David, Rui Manuel Oliveira; Pessoa, Carlos J.Este trabalho procura reflectir no modo como o fenómeno da ameaça terrorista se impõe e mantém, nos nossos dias no mundo ocidental e como nos condiciona. Foco-me, essencialmente, no fenómeno do Estado Islâmico ou ISIS e o seu autoproclamado califado. Até que ponto esta ameaça, além de ser real, tem também um grande e importante impacto virtual e até teatral. Como os meios de comunicação e as redes sociais podem moldar a nossa percepção e influenciar o acto de comunicar, de partilhar pensamentos e torna-los acção, sem as grilhetas do medo, da autocensura, das normas morais ou dos preconceitos, sobretudo quando são difundidos e repetidos até passarem por verdades absolutas. Procurei trabalhar neste trabalho de projecto de um modo transversal, como actor, autor de textos, dramaturgista e criador de guião, encenador e no trabalho de criação e montagem de vídeo.