Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-14"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- A cobertura jornalística das eleições legislativas de 2016 em Cabo Verde: uma análise crítica do discursoPublication . Ramos, Edna de Fátima Neves; Simões, Rui Fernando AlmeidaDesde a abertura política na década de 90, houve, em Cabo Verde, uma mediatização da política. Desde então, verificou-se grandes alterações tanto na forma como os media fazem a cobertura jornalística das campanhas eleitorais como na forma como os políticos fazem politica. Dado ao facto de Cabo Verde ser um país arquipélago, os meios de comunicação social, mais do que informar, desempenha um papel fundamental na ligação entre os povos das ilhas, dando a conhecer os hábitos e costumes, mas também os problemas e as sensibilidades políticas das outras ilhas, contribuindo para a criação do sentimento de unidade nacional. Assim, os cabo-verdianos só tomam conhecimento das ações de campanhas e das propostas eleitorais dos partidos através da comunicação social. Tendo isto em conta, através dos jornais selecionados – Asemana, Expresso das Ilhas e o jornal A Nação - procuramos descortinar que padrões e tendências que se verificaram na cobertura das eleições legislativas de 2016 em Cabo Verde recorrendo a análise crítica do discurso (ACD). Optamos por utilizar uma análise qualitativa (CDA) e uma análise quantitativa com base na descrição estatística (valores relativos e absolutos) de forma a permitir-nos determinar padrões e tendências não relacionados com os aspetos linguísticos. Verificamos que uma das tendências é a forte personalização das notícias em torno do líder partidário em detrimento do projeto que cada partido tinha para um futuro governo. Pudemos também verificar que existe uma forte polarização dos jornais estudados, o que se traduz numa diferenciação de tratamento em termos do discurso jornalístico no que se refere aos partidos do “arco da governação”.
- Conta-me uma estória, dir-te-ei quem és: storytelling como ferrramenta de brandingPublication . Vieira, Tânia Filipa Santos; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Pombo, SandraAs constantes mudanças no mundo empresarial, designadamente nas estratégias de comunicação, representam um permanente desafio, no qual a resposta revela ser o objetivo principal deste trabalho. Enfrentando este novo paradigma, colocou-se a hipótese de atuar sobre a ferramenta de storytelling na estratégia de branding e branding corporativo. Nesse sentido, compreendeu-se o elo entre os conceitos supramencionados e numa fase posterior procedeu-se à sua otimização prática na empresa onde decorreu o estágio curricular: We Have Ideas. Ao conhecer-se a realidade da organização, detetou-se duas grandes necessidades: uma referente à angariação de clientes no segmento de mercado de eventos e ativação de marca; e outra referente à otimização de uma base de dados de colaboradores/as, aproximando-os/as da empresa. No seguimento de responder a estas duas carências propôs-se uma estratégia concernente a duas soluções face a cada problema, operacionalizada por um caminho comum de atuação - através de storytelling e branding. Atendendo a todas as etapas que compõem o presente relatório, o mesmo foi iniciado pelo enquadramento teórico referente às questões de storytelling e branding. Posteriormente seguiu-se o enquadramento prático, contendo neste o diagnóstico da empresa, seguido pelo método selecionado referente à investigação-ação, que pelas suas próprias características concebe uma constante adaptação em todas as suas etapas, finalizando na concretização de trabalho. Os resultados alcançados foram positivos, ainda que o trabalho estabelecido permaneça em fase de construção constante.
- Metodologia FMEA aplicada a prensa de moldagem de superfícies de voo : utilização de método AHP na tomada de decisãoPublication . Sousa, Iris Margarida Reis dos Santos Monteiro de; Sobral, José Augusto da Silva; Dias, Ana Sofia Martins da EiraNuma sociedade onde uma grande variedade de factores influencia o desempenho das Organizações, busca-se constantemente uma maior competitividade, eficácia e crescimento. Devido aos novos desafios da globalização e da necessidade constante de desenvolvimento tecnológico, as Organizações são obrigadas a desenvolver novos modelos de negócio, que permitam ter um desempenho crescente. Especialmente no ramo industrial, a manutenção tem vindo a ter um peso crescente no desempenho de uma indústria; a pressão constante para tempos entrega, fluxos de produção, padrões de qualidade e evolução tecnológica, leva as empresas a apostar na Manutenção Industrial. Todos os equipamentos estão sujeitos a uma deterioração progressiva, especialmente quando têm um funcionamento intensivo, sendo necessário manter o seu bom estado de integridade e de funcionamento. É nesta etapa que a manutenção assume um papel principal, tendo sempre como objectivo o aumento da disponibilidade dos equipamentos. Para um gestor de manutenção, o equipamento ideal terá que ter uma fiabilidade excelente, sem paragens imprevistas, com uma manutenção fácil e preferencialmente barata. Muito dificilmente estes cenários se verificam em simultâneo, a manutenção é obrigada a implementar várias ferramentas e modelos de forma a responder positivamente aos requisitos da produção. O presente trabalho tem como objectivo identificar, explorar e implementar dois modelos distintos que, interligados, permitem uma visão abrangente do nível de risco associado ao funcionamento de um equipamento, e qual a sua necessidade de investimento para a respectiva mitigação ou controlo desse risco. Como caso de estudo, foi estudada uma prensa hidráulica d0e painéis aeronáuticos, considerada crítica para o fluxo de produção da Organização, tendo sido avaliados os vários modos de falha e efeitos através da metodologia FMEA, bem como a identificação de acções preventivas para a redução do risco. De forma a facilitar o trabalho do gestor de manutenção, foi implementada a segunda etapa do presente trabalho, tendo sido explorada a metodologia AHP para a priorização das várias medidas preventivas com necessidade de investimento. Pretende-se com este trabalho explorar e implementar um processo replicável que permita facilitar o papel do gestor de manutenção, aquando da necessidade de tomada de decisão, no desenvolvimento de planos de investimento para a aquisição de stocks estratégicos de máquinas consideradas criticas para a Organização.
- Elementos para uma sociografia das mulheres jornalistas em Cabo VerdePublication . Teixeira, António Paulo de Jesus; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesEsta dissertação tem como principal objetivo fazer uma primeira sociografia das mulheres no jornalismo cabo-verdiano. Embora haja registos de jornais antes da independência, é a partir de 5 de Julho de 1975 que se inica o processo de institucionalização da profissão. Se até a década 1990, a presença das mulheres nas redações era muito diminuta, a partir do começo do novo século, essa situação tem vindo a alterar-se de forma significativa devido, fundamentalmente, ao aumento da escolarização feminina e também à abertura dos cursos superiores de jornalismo/comunicação social em algumas universidades no país. Em todos os órgãos de comunicação (agência noticiosa nacional, jornais nacionais e televisão), a sua presença numérica tem vindo a crescer de forma constante, embora tal realidade ainda não tenha correspondência ao nível da sua presença em cargos de direção e chefias intermédias. A nível do jornalismo os dados disponibilizados pelos diversos órgãos de comunicação social mostram que existe uma tendência de feminização das redações, quer na imprensa escrita, quer na audiovisual.
- Utilização de eventos aplicacionais para análise de negócio em tempo realPublication . Paulino, Vitor Miguel Lourenço Esteves; Datia, Nuno Miguel Soares; Ferreira, Artur JorgeOs dados recolhidos nos sistemas da NOS Inovação, para fins de processamento analítico, apresentam limitações ao nível da estrutura e vocabulário da mensagem. Este trabalho tem como objectivo caracterizar o formato e conteúdo das mensagens de logs que existem actualmente, e melhorar a sua estrutura e vocabulário permitindo simplificar e homogenizar o processo analitico. A identificação e definição do conteúdo das mensagens são a base para a definição de uma representação de conhecimento de eventos aplicacionais. Esta representação de conhecimento mento descritiva consiste na caracterização da TBOX e de ABOX no dominio da organização. A TBOX consiste na definição da ontologia de domínio deste trabalho, que especifica formalmente a estrutura e vocabulário das novas mensagens de log. Esta definição formal irá permitir que as mensagens sejam usadas para processamento de eventos complexos (CEP), na realização de operações de composição, agregação e interrogação. Para validação da estrutura e vocabulário da ontologia, foi desenvolvida uma biblioteca aplicacional. Esta biblioteca é composta por um modelo de dominio que representa a ontologia e ainda por mecanismos que permitem a sua instanciação, formatação e envio para processamento analitico em tempo real. As mensagens geradas por esta biblioteca acabam por representar a ABOX na descrição de eventos aplicacionais enquanto dominio de conhecimento deste trabalho. O facto de se tratar de uma biblioteca independente dos serviços da NOS Inovação, permite que qualquer sistema use esta biblioteca. Uma vez que a representação de conhecimento de eventos aplicacionais é feita pela ontologia (TBOX) e pela biblioteca (ABOX), garantimos que outras bibliotecas possam ser criadas baseadas na ontologia, gerando mensagens de logs com um vocabulário transversal à organização, e com uma estrutura de relações homogenea. A utilização da biblioteca permite que todos os serviços da NOS Inovação compativeis possam gerar mensagens de log que são interpretadas por humanos e também por processos automáticos de igual forma e sirva de base para a criação de bibliotecas para outros ambientes de execução, como por exemplo dispositivos móveis, ou CPEs.
- Monitorização de vibrações em estruturas : métodos de identificação modal no domínio do tempoPublication . Freitas, Matilde Maria Cunha dos Santos Gaspar de; Oliveira, Sérgio Bruno Martins de; Prior, Ana Filipa Martinó da Silva PontesA reabilitação de estruturas tem vindo a assumir uma importância crescente, nomeadamente por razões económicas. Para caracterização do estado de degradação das estruturas existentes utilizam-se preferencialmente métodos não invasivos, assumindo especial relevância os ensaios de vibração ambiente que permitem determinar os principais parâmetros modais, com base nos denominados métodos de identificação modal. Os parâmetros modais (frequências próprias, amortecimentos e modos de vibração) estão diretamente relacionados com as reais condições de conservação/deterioração das estruturas, pois dependem das suas características de rigidez, massa e amortecimento. Os métodos de identificação modal dividem-se em duas categorias principais, métodos no domínio da frequência e métodos no domínio do tempo, abordando-se neste trabalho apenas os métodos no domínio do tempo. Quanto aos métodos no domínio do tempo, apresenta-se inicialmente o denominado Método da Máxima Verosimilhança (MMV), implementado, neste caso, apenas para sistemas completamente observados. No caso de sistemas parcialmente observados implementou-se, o método Covariancedriven, Stochastic Subspace Identification method (SSI-Cov). Neste trabalho foram inicialmente implementados, em MATLAB, os referidos métodos no domínio do tempo, MMV e SSI-Cov, os quais foram testados na análise de estruturas simples do tipo edifícios de N pisos, considerando situações de estruturas completamente observadas. Posteriormente o método SSI-Cov foi aplicado a casos de estruturas simples, mas considerando situações de estruturas parcialmente observadas. Por fim, o método SSI-Cov é testado na barragem do Cabril, primeiro com base em registos gerados numericamente, recorrendo a um modelo de elementos finitos da barragem (considerando excitação do tipo ruído branco) e, em seguida, o método é utilizado para a análise de registos reais de vibrações medidas na barragem do Cabril, com um sistema de monitorização de vibrações em contínuo, instalado em obra desde 2008.
- Biomassas alternativas para a produção de bio-óleo por pirólise catalisadaPublication . Jesus, Nicole Alexandra Leitão de; Dias, Ana Paula Vieira Soares Pereira; Puna, Jaime Filipe BorgesNuma sociedade simultaneamente dependente de energia e consciente dos efeitos nefastos dos combustíveis fósseis, urge a necessidade de encontrar fontes renováveis e com baixo impacto ambiental. Estudou-se a produção de biocombustíveis por pirólise de resíduos alimentares como cascas de batata e de frutas, cascas de frutos secos e borras de café e chá. Para melhorar a qualidade da fracção líquida obtida (bio-óleo) recorreu-se ao uso de catalisadores. Realizaram-se ensaios de pirólise catalisada na presença de carbonatos alcalinos (sódio, lítio e cálcio). Usaram-se ainda desperdícios da indústria de pedras ornamentais, pó de mármore e calcário e da indústria de extração da bauxite bem como um catalisador desactivado duma unidade industrial de FCC. A biomassa recolhida foi lavada, seca e reduzida a pó num triturador com laminas de aço e caracterizada por termogravimetria (N2), para simular o processo de pirólise. As amostras mostraram velocidades máximas de decomposição térmica em torno dos 400ºC, sendo essa a temperatura seleccionada para os ensaios de pirólise. Os termogramas permitiram uma análise semi-quantitativa da composição das biomassas (humidade, lenhocelulósicos, amidos e óleos). Os ensaios de pirólise em reactor de leito fixo mostraram produções de bio-óleo inferiores a 40% (massa), com rendimentos superiores para as biomassas com maiores teores em açucares como as cascas de batatas. Estas biomassas conduzem a bio-gás com teores superiores em alcanos de maior cadeia carbonada (C4). Nas condições testadas os carbonatos alcalinos comportam-se como promotores de processos de gaseificação enquanto os resíduos da extração da bauxite, com caracter ácido, promovem a formação de compostos aromáticos (fracção líquida). Os bio-óleos produzidos foram caracterizados por espectroscopia do infravermelho para a identificação dos grupos funcionais presentes (alcanos, ácidos carboxílicos, ésteres, aromáticos e fenóis). A fracção volátil dos bio-óleos foi avaliada por destilação simulada por termogravimetria. O bio-char produzido foi caracterizado por análise termogravimétrica em atmosfera oxidante.
- Novas narrativas sociais: as práticas de mídia livre através do audiovisualPublication . Walter, Camila Ferreira Ribeiro; Montargil, FilipeCom a proliferação e popularização dos aparatos móveis de comunicação digital e o avanço dos dispositivos conectados à Internet, a mídia ganhou novos contornos, tanto quantitativos quanto qualitativos. O intenso fluxo de mudanças, em constante curso e evolução, trouxe para as mãos do grande público o material e espaço necessários para ser ativo na transmissão de mensagens na sociedade; em contrapartida, gerou uma perda do controle do conteúdo, excesso de informação disponível e inúmeros novos formatos de transmissão. Este trabalho pretende revisitar a bibliografia da área ao longo das últimas décadas, ressaltando os debates e teorias levantadas de acordo com as principais mudanças na Comunicação Social. As principais características da cada época trarão um contexto macro de manifestações sociais que hoje também apresentam-se no contexto micro. O uso social dos meios de comunicação é o foco e ponto chave para discutir o papel social, efetivo ou potencial, da mídia. Para que o benefício de controlar os meios de produção da informação, bem como aproveitar a liberdade presente no ciberespaço, seja utilizado em prol da sociedade e em favor da democracia. A importância histórica e social do discurso e da narrativa será explicado para comprovar a importância do debate sobre a mídia livre, assim como as suas principais características e práticas, ilustradas através do objeto de estudo, o coletivo Mídia NINJA.
- Extração supercrítica do Agastache foeniculum (lamiaceae) : caracterização dos extratos e modelaçãoPublication . Cardoso, Andreia Alexandra Santos; Coelho, José Augusto Paixão; Palavra, AntónioO crescente conhecimento das potencialidades dos compostos de origem tem promovido a procura por plantas com propriedades antioxidantes, antimicrobianas e capazes de substituir compostos sintéticos. Procedeu-se ao estudo da planta Agastache foeniculum, efetuando-se extrações para se obter diversos componentes, por métodos convencionais e não convencionais. No primeiro grupo realizou-se a hidrodestilação e a extração em Soxhlet com metanol, onde se obteve rendimentos para o óleo essencial de 1,03% e 30,97% para o extrato. Através dos métodos não convencionais foi realizada a extração supercrítica com CO2 a 400 bar e 40 oC , obtendo-se um rendimento de 1,54%. Nestas condições adicionaram-se dois co-solventes (metanol e etanol a 10%), obtendo-se um rendimento de 3,37 e 3,67%, respetivamente. Verificou-se que a adição de co-solventes aumenta a eficiência da extração. O óleo volátil foi obtido por extração supercrítica com CO2 e separação fracionada nas condições de pressão (90 e 110 bar) e temperatura (40 e 50 oC) mais favoráveis, tendo-se obtido um rendimento de 1%. A análise dos óleos obtidos (essencial e volátil) foi efetuada por CG-MS e GC-FID sendo quantificados os 15 principais compostos presentes nas amostras. Avaliou-se a atividade antioxidante dos diversos extratos e óleos através de três métodos distintos: DPPH, do radical ABTS e do poder de redução do ferro, observando-se que em todos o extrato obtido por Soxhlet apresentou maior atividade antioxidante. Determinou-se o teor de polifenóis e flavonóides dos diversos extratos e óleos através do método de Folin-Ciocalteau e do método do cloreto de alumínio, respetivamente. Verificou-se que o extrato obtido por Soxhlet apresenta maior teor em polifenóis, e que os extratos obtidos por extração supercrítica com a adição de co-solvente apresentam maior teor de polifenóis. O extrato supercrítico com adição de co-solventes apresenta igualmente maior teor de flavonóides. Efetuou-se a modelação matemática dos dados experimentais obtidos da extração supercrítica, por dois métodos baseados no sistema de fluxo pistão de Sovová 1994 e Sovová 2005, tendo-se verificado uma melhor capacidade de ajuste para a modelação do óleo volátil, face à dos extratos supercrítico. Foi apresentada a importância das propriedades do Agastache foeniculum que podem fomentar trabalhos futuros nesta área.
- A compreensão da adição/subtracção de números racionais (não negativos) representados na forma de fração: um estudo numa turma do 6º ano de escolaridadePublication . Laranjeira, Ana Catarina Franco; Veloso, GraciosaA aprendizagem dos números racionais é, não só complexa, como fundamental para o desenvolvimento das crianças que frequentam o ensino básico. As investigações realizadas no âmbito da Educação Matemática, focadas no processo de aprendizagem destes números, enfatizam a importância de o ensino atender às reais dificuldades das crianças e de valorizar os aspetos compreensivos presentes no desenvolvimento do sentido de número racional. O estudo que integra este relatório foi implementado numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos, num contexto de escola pública. Eram alunos com uma fraca compreensão de números racionais, especificamente na compreensão da adição e subtração destes números quando representados em fração. Nesta ótica, o estudo pretende compreender as dificuldades dos alunos na adição e subtração de números racionais (não negativos) representados na forma de fração, evidenciando as aprendizagens feitas ao longo deste. Desta forma, tendo como principal objetivo dar resposta à problemática apresentada, baseando-se numa metodologia de investigação-ação, criou-se um diagnóstico que consistiu no ponto de partida para a intervenção. Ao longo desta, os alunos eram sujeitos à resolução de tarefas de cariz exploratório, resolvidas a pares ou individualmente, em que, posteriormente, eram discutidas as resoluções da mesma em grande grupo onde havia partilha de resultados e a constante aprendizagem entre pares. No final da intervenção, além das dificuldades que os alunos têm ao nível da compreensão das frações ser um marco, os alunos mostraram mobilizar alguns conceitos, que antes eram desconhecidos, que fizeram-nos compreender a adição e subtração de números racionais representados na forma de fração, através do contributo de modelos de área. A consideração da unidade de referência foi um aspeto menos notável, todavia, há marcas do reconhecimento da sua importância para a compreensão destas operações e da própria compreensão da fração.