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- A integração de elementos de composição coreográfica na disciplina de técnica de dança contemporânea no 4º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Neto, Ângelo Cid; Silva, Madalena XavierA disciplina de Composição Coreográfica, como opção curricular, encontra-se inserida na disciplina de Práticas Complementares de Dança nos terceiros e quartos anos do currículo do Curso Básico de Dança. Juntamente com a disciplina de Expressão Criativa, nos primeiros dois anos, é desenvolvido um trabalho do foro criativo no Curso Básico de Dança ao longo dos quatro primeiros anos de formação. No contexto da Escola Vocacional de Dança Das Caldas da Rainha, esta adota, a Composição Coreográfica como disciplina inserida nas de Práticas Complementares de Dança, reforçando, desta forma, a importância que a Composição possui no plano de formação do aluno de dança. Deste modo, considera-se que a Composição Coreográfica, enquanto disciplina de carácter criativo, surge como uma plataforma de sustentação e desenvolvimento de um pensamento sobre o ato de dançar e que esse pensamento é um elemento fulcral no processo de ensino-aprendizagem da dança. Como referido por diversos autores, esta disciplina implica uma reflexão, experimentação e apresentação de uma determinada forma de dança. Onde, associada a esta, estão a Criação Coreográfica Contemporânea com uma multiplicidade de Métodos e Processos Coreográficos e as Ferramentas de Composição singulares e profundamente autorais. Num outro espetro, no que respeita às disciplinas de caráter técnico, nomeadamente a Técnica de Dança Contemporânea, configura-se como uma disciplina transversal ao longo dos cinco anos do curso. Ressalva-se, assim, que a Dança Contemporânea possui uma miríade de formas plurais e abordagens de carácter singular, como sugerem diversos autores. Deste modo, esta apresenta-se como uma plataforma de desenvolvimento de um trabalho contínuo e sinérgico dentro do Curso Básico de Dança. Ou seja, que possa ser capaz de incorporar elementos de outras disciplinas, saberes e influências que se justifiquem na formação integral do aluno ao longo da formação, nomeadamente de aspetos criativos. O presente Relatório Final de Estágio descreve um processo de investigação-ação em torno de questões transdisciplinares da Composição e da Dança Contemporânea. O objetivo é sublinhar a importância da Composição Coreográfica no currículo do Curso Básico de Dança e propor possibilidades de esta integrar e contribuir para o desenvolvimento técnico, artístico e criativo na esfera da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea no contexto do 4º ano do ano letivo 2016/17 na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha.
- O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de DançaPublication . Fonseca, Sara Schurmann da; Garcia, VítorO LMA/BF, como um sistema que analisa, descreve, e prescreve o movimento humano, começou a ser desenvolvido por Rudolf Laban na década de 1920. Desde aí temvindo a ser complementado com contribuições de vários investigadores e aplicado a diferentes áreas de conhecimento. A sua utilização no contexto de dança tem vindo a ser minuciosamente investigada, sendo aceite que os bailarinos que incorporam princípios de LMA/BF no seu treino alcançam um grau de consciência do e no movimento que potencia as suas capacidades técnicas e artísticas. Contudo, a Introdução de LMA/BF no universo da Técnica de Dança Clássica tem vindo a encontrar alguma resistência, ainda que os dados disponíveis na literatura demonstrem os seus benefícios no processo de ensinoaprendizagem. Aplicamos alguns destes princípios a uma turma inserida num Curso Artístico Especializado de dança, constituída por alunas entre os 12 e os 13 anos. Através dos dados obtidos pela aplicação de métodos qualitativos, sustentamos que esta abordagem às aulas de Técnica de Dança Clássica permitiu a estas alunas melhorar a sua consciência no movimento e, consequentemente, a sua capacidade de incorporar o vocabulário nos seus corpos e mentes, logo fazendo progredir a sua prestação técnica e artística.