Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Utilização de ferramentas informáticas para apoio à avaliação do dano em modelo físico reduzidoPublication . Bastos, Miguel Ângelo Silva; Santos, João Alfredo Ferreira dos; Lemos, Rute Maria Gomes deO trabalho realizado surge devido à necessidade de simular eventos como tempestades, nomeadamente através do desenvolvimento de um protótipo num canal bidimensional tendo em vista a análise das consequências para posterior previsão e alerta dos mesmos. Nos ensaios de estabilidade, o método de análise vulgarmente utilizado é o da contagem visual do número de movimentos e quedas dos blocos que compõem o manto resistente do quebra-mar, estando esta técnica condicionada pela experiência do observador. Os métodos de análises da agitação frequentemente utilizados são o da análise espetral (baseado num espetro de energia) e o da análise temporal (ao longo do tempo) sendo necessário uma ferramenta informática, como é o caso do SAM (Software de Análise de Agitação Marítima), para geração de agitação, aquisição de registos e posterior facilidade na análise. Foram então realizados ensaios em modelo físico reduzido no canal de ondas irregulares do Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O perfil da seção utilizado foi a zona do cais do quebra-mar sul da Praia da Vitória tendo sido testados os períodos de pico de 10s, 14s e 18s associados a diferentes alturas significativas entre 5.50m e 9.00m para dois níveis de maré (Preia-mar e Baixamar).
- EPE, Ensino Português Especial: portal de comunicação entre instituições de ensino especial e pessoas portadores de deficiência cognitivaPublication . Rodrigues, Rita Gouveia Ferrão Oliveira; Rodrigues, Paulo José FariasO presente estudo retrata o projeto de criação de uma plataforma social de comunicação online entre instituições de ensino especial e pessoas portadoras de deficiência cognitiva e seus tutores. Para tal recorreu-se a dois sistemas de análise: revisão de literatura e realização de focus group. A moldura concetual teórica aborda vários temas como Marketing, Marketing Tradicional, Marketing Social, Web 3.0, consumo web em Portugal e revelará de que forma as ferramentas do marketing podem contribuir para o crescimento das causas sociais e como devem ser utilizadas para não perderem a credibilidade. O focus group foi realizado com o objetivo de ajudar a perceber as necessidades do mercado para o acesso a informação online sobre instituições do ensino especial. O resultado final mostra-nos que existe a necessidade de construir um local online, agregador de informação, que possua todas as instituições de ensino especial existentes em Portugal, com as valências, terapêuticas, serviços, corpo docente e demais informações que sejam pertinentes para quem procura uma solução nesta área.
- A responsabilidade social enquanto influenciadora na intenção de compraPublication . Bento, Bernardo de Sousa Laranjeira; Miranda, Sandra Marisa LopesA incerteza ainda verificada em volta da RSC não permite, muitas vezes, perceber o real efeito que a mesma pode ter ao nível da performance de uma empresa. Ainda que este conceito faça, cada vez mais, parte do quotidiano empresarial, tanto a nível nacional como internacional, existem ainda algumas dúvidas quanto à real influência – principalmente no prisma financeiro – da implementação de um plano de RSC. Posto isto, este trabalho – focado na RSC da empresa de retalho H&M - pretende ser mais um contributo na avaliação dos reais efeitos da RSC ao nível do marketing, tendo sido construído à volta da pergunta de partida: “terão as acções de responsabilidade social corporativa da H&M influência na intenção de compra dos consumidores?”. Para uma melhor contextualização daquilo que é a actual realidade da responsabilidade social corporativa, bem como a sua história e desenvolvimento, apresenta-se uma revisão da literatura considerada mais relevante neste âmbito – incluindo o desenvolvimento histórico do conceito de RSC, a actualidade do panorama português na responsabilidade social e também como este conceito pode funcionar como uma ferramenta de marketing. Na vertente metodológica, e de modo a procurar responder à pergunta de partida, foi realizado um estudo do tipo quantitativo, operacionalizado por via da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 250 clientes da H&M. Através deste inquérito por questionário concluiu-se que a percepção do consumidor relativamente à H&M é mais positiva caso esta se envolva em iniciativas de responsabilidade social e que esse mesmo consumidor estará mais disposto a comprar produtos ou serviços desta marca, caso esta inclua – ou continue a incluir - a responsabilidade social corporativa no seu plano de gestão.