Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-24"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da aplicabilidade do modelo numérico SWASH para o cálculo de galgamentos no sistema hidralertaPublication . Forte, Inês; Fortes, Conceição Juana Espinosa Morais; Santos, João Alfredo Ferreira dosO porto da Praia da Vitória é um dos maiores e mais importantes portos do Arquipélago dos Açores. A dimensão, a capacidade de receção de navios e a localização no centro dos Açores conferem ao porto uma grande relevância na economia. Deste ponto de vista, têm sido estudadas formas de proteção a zonas costeiras e portos para que situações de emergência possam ser atenuadas e previstas para segurança do porto e das populações. Os modelos numéricos de previsão da agitação marítima proporcionam o conhecimento antecipado de possíveis tempestades e grandes agitações marítimas possibilitando prevenir atempadamente as populações e trabalhadores do porto e marina para os eventuais acontecimentos gravosos. Um destes modelos é o HIDRALERTA, criado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. Para os galgamentos em áreas portuárias que contenham estruturas marítimas, o HIDRALERTA utiliza a ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2. Esta ferramenta fornece os valores do caudal médio galgado por unidade linear de estrutura, utilizando como dados as características físicas da estrutura bem como a agitação marítima nela incidente. É no entanto, uma ferramenta que não fornece informações sobre a área inundada atrás da estrutura marítima. Nesse sentido, o modelo numérico SWASH constitui uma alternativa ao NN_OVERTOPPING2, uma vez que não só é capaz de simular a propagação de ondas e o galgamento de estruturas mas também a área inundada. O presente trabalho apresenta o estudo feito em torno do modelo numérico SWASH. Avalia-se o seu desempenho comparando os seus resultados, em termos de alturas de onda, caudal e volume galgado com medições efetuadas no modelo físico de um perfil do quebra-mar sul do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores. Concluiu-se que ainda é necessário aprofundar o estudo em volta do modelo. Os resultados obtidos são bastante distantes dos obtidos nos ensaios físicos, pelo que é necessário ajustar os ficheiros de dados. Devem ser analisadas as condições de reflexão e a aplicação de porosidade, que neste caso corresponde à camada de tetrápodes. No entanto foi possível criar ficheiros funcionais que possibilitaram as análises pretendidas.
- Conservação de edifícios em terra: argamassas de rebocoPublication . Bravo, Daniel Rodrigues; Gomes, Maria Idália da SilvaPortugal é um país com tradição na construção em terra, especialmente a região do Alentejo onde existe variado património edificado construído com técnicas construtivas como a taipa, o adobe ou o tabique. No entanto muitas dessas construções, devido à sua avançada idade e a reabilitações menos conseguidas, apresentam-se degradadas tratando-se então de património que urge conservar. As argamassas de terra enquadram-se nos sistemas de revestimento e enchimento de construção em terra. São geralmente utilizadas para a execução de rebocos interiores de construções em terra, pela sua maior compatibilidade e pelas características de habitabilidade que permitem. As argamassas de terra podem ser ainda utilizadas como argamassas de assentamento de blocos de terra, tal como o adobe ou os blocos de terra comprimida. Este tipo de argamassas é o que apresenta maior compatibilidade com paramentos de construção em terra. O presente trabalho destina-se a caracterizar, no estado fresco e endurecido, cinco famílias de argamassas, quatro delas de terra com ou sem adição e substituição de cal aérea e uma argamassa de cal aérea e areia. Os ensaios de estado endurecido foram realizados tendo como objetivo a caracterização dos parâmetros hídricos e resistentes das argamassas. Destacam-se na realização deste trabalho os ensaios de módulo de elasticidade dinâmico, resistência à tração por flexão, resistência à compressão e os ensaios de absorção de água por capilaridade e de secagem. A inclusão de cal aérea serviu para a avaliação das vantagens e desvantagens da inclusão deste material em argamassas de terra. Os ensaios sobre o estado endurecido foram realizados em duas datas distintas, 60 e 90 dias, a fim de avaliar a evolução de características com o avanço da idade das argamassas. Com o presente trabalho foi possível concluir a influência positiva da cal aérea em alguns dos parâmetros resistentes das argamassas de terra e a influência menos positiva nos seus parâmetros hídricos. Verificou-se, de forma geral, a tendência para o aumento das características resistentes dos 60 para os 90 dias de idade.
- Desenvolvimento de um robô para combate a fogos num cenário de simulaçãoPublication . Marques, Miguel Ângelo Galego; Calado, João Manuel Ferreira; Carreira, Fernando Paulo Neves da Fonseca Cardoso; Campos, Francisco Mateus Marnoto de OliveiraNa presente dissertação aborda-se o desenvolvimento de um robô móvel demonstrativo das funcionalidades necessárias ao combate a incêndios. Em resumo, o robô deve ter a capacidade de explorar um ambiente desconhecido, com vista a detetar a zona de incêndio e extinguir o foco de incêndio por meios mecânicos. Para tal, recorreu-se a um sistema de navegação autónomo sustentado na fusão sensorial entre um sensor rangefinder e a odometria. Pretende-se que este sistema conduza um robô móvel através de um labirinto (que simula uma habitação) explorando-o na totalidade, ao mesmo tempo que evita embater nas paredes e noutros obstáculos. Para além da navegação, existem outros sistemas importantes no robô, como o sistema de deteção da chama e o sistema para a sua extinção. O primeiro utiliza como sensor uma câmara termográfica que permite detetar a presença da chama. No sistema de extinção, é utilizada uma ventoinha que será acionada com base na informação recebida por parte da câmara termográfica.
- Rotura de barragens de aterro por galgamento: caracterização laboratorial do hidrograma efluente da roturaPublication . Mendes, Solange Valente; Borga, Alexandre Almeida Mendes; Amaral, Sílvia Rute CaleiroDas grandes barragens a nível mundial, as barragens de aterro são as mais comuns. No que respeita os fenómenos que desencadeiam a rotura, no caso particular das barragens de aterro, o “galgamento” é a segunda causa mais comum. Os eventos de rotura de barragens representam um elevado risco para as populações e bens nas zonas de inundação. Em particular, a rotura de barragens de aterro pode originar escoamentos geomórficos de elevada magnitude, podendo causar impactos significativos nos vales a jusante. Têm-se realizado diversos estudos laboratoriais acerca da rotura por galgamento de barragens de aterro que têm produzido informações úteis para a validação de modelos numéricos, mas que falharam na produção de informação fenomenológica detalhada da morfologia da brecha. Desta forma, estas falhas só conseguirão ser reduzidasaprofundando o conhecimento dos mecanismos envolvidos na evolução temporal da brecha, particularmente no que respeita a compreensão dos fenómenos geotécnicos envolvidos e da sua interação com os fenómenos de erosão hidrodinâmica. Foi neste contexto que surgiu este trabalho final de mestrado tendo como objetivo principal a realização e análise de três ensaios experimentais, em condições hidráulicas e geotécnicas controladas. Os ensaios experimentais permitiram extrair as seguintes variáveis: i) hidrogramas efluentes da brecha; ii) variação do campo de velocidades do escoamento superficial;iii) avaliação da variação da largura da brecha durante a ocorrência de episódios de erosão geotécnica (queda de grandes massas de solo do corpo da barragem); e iv) morfologia da brecha durante a rotura (com auxílio de um sensor de movimento - Kinect Sensor). As variáveis recolhidas permitiram, para além da caracterização dos hidrogramas efluentes da barragem, compreender a relação entre a hidrodinâmica do escoamento e a morfologia da brecha durante a ocorrência de episódios de erosão geotécnica. Permitiram igualmente, perceber a resposta do hidrograma efluente da brecha à ocorrência destes episódios. Desta forma esta tese foi uma contribuição para o aumento da capacidade de prever a evolução de uma brecha em barragens de aterro, ou seja, para estimar com mais rigor o hidrograma efluente da brecha.
- Avaliação do estado de conservação dos revestimentos nos alçados dos edifícios das estações ferroviárias inoperacionais, numa perspectiva de reabilitaçãoPublication . Espiga, João Agostinho da Costa Carapinha; Gomes, Maria Idália da SilvaO tema tratado neste estudo reflete o crescente interesse que se tem verificado na área da engenharia dedicada ao estudo de patologias da construção e do seu enquadramento com as causas que lhes estão associadas. Tendo em conta que a inspeção se constitui como a primeira tarefa na avaliação do estado de um edifício, o cerne desta dissertação tem por objetivo, criar um sistema de apoio à inspeção dos revestimentos dos alçados dos edifícios das estações ferroviárias inoperacionais, tendo como horizonte a sua reabilitação. Na elaboração deste trabalho, foram estabelecidas duas classes de revestimentos exteriores de fachada, os revestimentos de reboco/por pintura e os revestimentos pétreos naturais/cerâmicos aderentes. Facto que gerou um sistema classificativo convergente de anomalias e de causas correspondentes. Tendo por base estes elementos, criou-se uma matriz de correlação teórica anomalias-causas. Posteriormente foi constituído um plano de inspeção, composto por fichas de inspeção, de registo e de anomalias, cujo objetivo foi o de elaborar a matriz da amostra e consequentemente, validar a matriz de correlação teórica apresentada. Com base na validação efetuada, criaram-se as fichas de avaliação final dos edifícios, onde estão identificadas e qualificadas as anomalias, escalonadas segundo níveis de gravidade. Os dados recolhidos, resultaram das inspeções efetuadas a esta tipologia de edifícios, situados na zona centro/sul do país. Por último efetuou-se o tratamento estatístico dos resultados, enquadrando-os no âmbito da avaliação. A aplicação informática e a implementação prática deste sistema constitui uma ferramenta de trabalho útil para o inspetor. A sua normalização e desenvolvimento permitirão aumentar a eficiência e a eficácia das ações a tomar, relativamente à implementação dos processos adequados de reabilitação, desta tabela tipológica de edifícios.