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- Gestão e manutenção da infraestrutura ferroviária: os vários tipos de ações de manutençãoPublication . Mourão, Jorge Miguel Pessoa; Cruz, António Artur Sequeira da; Martins, Armando do Carmo; Alexandre, JoãoO caminho de ferro foi e continua a ser o método primordial para o transporte de mercadorias de médio e grande porte, servindo de complemento a outros meios mais limitados na área de abrangência geográfica. Mas com esta procura cada vez mais acentuada deste meio de transporte para a mercadoria de médio e longo curso não foi refletida na evolução da manutenção própria infraestrutura, de que resultam reduções nas características funcionais, de entre as quais assume particular importância o aumento dos tempos de percurso. De facto, a liberalização e queda, nos preços de certos meios de transporte foram decisivos para a queda acentuada na utilização do comboio, mas para essa ocorrência é também em parte culpa da aposta, cada vez mais fraca, na manutenção e melhoria das condições da infraestrutura existente que cada país tem a seu cargo. A débil qualidade dos elementos constituintes da infraestrutura leva a uma velocidade de circulação menor e por sua vez um tempo de transporte superior, o que hoje em dia se torna um grande senão quando em comparação existem meios como o avião, (para o transporte de passageiros) e a rodovia (para o transporte de mercadorias) que asseguram um transporte rápido. Estando já a própria rede ferroviária, regra geral, num estado de maturidade de expansão em que não se considera necessário um aumento significativo da mesma, é necessário perceber como é possível aumentar o tempo de vida útil da infraestrutura previamente construída, de forma a garantir o conforto e segurança desejáveis. É com esse objetivo que no presente documento se pretende disponibilizar alguns conceitos e metodologias utilizadas no âmbito da manutenção, bem como proceder a alguma clarificação em certos aspetos relacionados com a degradação e a posterior manutenção da infraestrutura com vista à mitigação de possíveis falhas.
- Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidadePublication . Bernardo, Ivo Rosa; Acebo, Esteve del; Martins, Paulo José de MatosAs cidades de tamanho pequeno/médio de hoje em dia, necessitam de apresentar soluções aos seus cidadãos, tendo em conta a procura dos mesmos e das suas necessidades. Em termos de transporte público, esta procura pode ser satisfeita com um novo tipo de serviço, baseado no problema apresentado neste documento: o Problema Strolling Dial-a-Ride. Este problema é uma variante do Problema Dial-a-Ride, onde é esperado que os passageiros deste serviço caminhem entre o ponto de origem e o ponto de levantamento e, depois de serem entregues no ponto de entrega, se dirijam entre esse ponto e o ponto de destino. Neste documento, o Problema Strolling Dial-a-Ride é definido, tendo em base o Problema Dial-a-Ride e as várias variáveis, tais como as janelas temporais e a distância máxima que os passageiros estão dispostos para caminhar. Esta nova definição permite estudar um novo método de transportar passageiros, através de um simulador computacional com o propósito de aplicar o novo problema e o algoritmo responsável por encontrar soluções de entrada de passageiros no sistema. Alguns resultados são apresentados neste documento e são posteriormente discutidos, de forma a poder ser feita uma comparação com o problema clássico e o problema definido neste estudo.