Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Dimensionamento de um edifício misto de ensacagem a construir numa instalação industrialPublication . Silva, Pedro Miguel Guerreiro da; Viseu, José António Fontelas dos SantosO presente documento insere-se no âmbito do Trabalho Final de Metrado do Curso de Engenharia Civil, e compreende o dimensionamento de um Edifício Misto destinado a uma Ensacagem de Cimento. Na fase inicial deste trabalho apresenta-se a geometria do Edifício, os materiais utilizados, as ações e combinações de ações de acordo com os Eurocódigos Estruturais. A segunda parte do trabalho inclui os cálculos justificativos dos elementos em betão armado e metálicos segundo a NP EN 1992, a NP EN 1993 e a NP EN 1997, com base nas envolventes máximas dos esforços obtidos no programa de cálculo automático de elementos finitos utilizado ʺSAP2000ʺ. Foram também utilizados outros programas de cálculo, tais como: o ʺGala Reinforcementʺ, o ʺSemiCompʺ, o ʺRobot Structural Analysisʺ, tendo-se recorrido igualmente à realização de folhas de cálculo em ʺExcelʺ, desenvolvidas para diversos casos, de modo a validar e comparar os resultados obtidos. No final do trabalho apresentam-se as peças desenhadas. De modo a ultrapassar algumas dificuldades encontradas no decorrer deste projeto, e consolidar também os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado, foram consultados alguns livros da especialidade, bem como outros projetos (peças escritas e peças desenhadas).
- Via algaliada versus mudança de bitola dos eixos do material circulantePublication . Costa, Pedro Miguel Nunes; Cruz, António Artur Sequeira daA presente dissertação tem como objetivo a elaboração de um documento que compare duas das tecnologias que se encontram na vanguarda da resolução do problema da ligação entre vias-férreas existentes com diferentes valores de bitola, tornando-as interoperáveis. Será também importante que este documento possibilite a sua utilização como ferramenta de trabalho para quem exerça a sua atividade essencialmente dentro da área da ferrovia e que defina a sua atuação no âmbito da procura das melhores soluções e mais ajustadas à realidade portuguesa, tanto em termos económicos como técnicos, relativamente a um sistema que tem uma capacidade de responder às exigências dos interesses das populações, caraterizando-se também por uma vida útil considerável. Em síntese, o presente trabalho incide sobre o que cada uma das tecnologias descritas tem a oferecer, tendo em conta a problemática da compatibilização entre os três valores de bitola existentes da União Europeia, sendo especialmente focado no caso da Península Ibérica, e nas suas especificidades. Este documento está suportado na pesquisa, análise de soluções e deliberações já implementadas.
- Geossintéticos em vias de comunicação: influência das condições climáticasPublication . Reis, Amélia da Conceição Neves dos; Barroso, Madalena da Conceição Pereira; Lopes, Maria da Graça Dias AlfaroEm vias de comunicação, os geossintéticos são utilizados em diferentes aplicações, nomeadamente em estradas, em caminhos-de-ferro, em obras de proteção de taludes, etc.. Algumas destas aplicações são inovadoras, como por exemplo a utilização de geomembranas na proteção de taludes rodoviários, levantando novos desafios, entre eles a evolução das propriedades deste geossintético quando exposto às condições climáticas a longo prazo. Com o objectivo de avaliar a evolução das propriedades das geomembranas de polietileno de alta densidade expostas às condições climáticas durante aproximadamente 12 anos, realizou-se um estudo paramétrico, de natureza experimental. Os parâmetros em análise incluíram: (i) amostras de geomembranas fornecidas por fabricantes diferentes e expostas em várias regiões de Portugal, com vista a estudar a influência das condições climáticas sobre materiais fabricados a partir de d iferentes matérias-primas; (ii) amostras de geomembrana fornecidas pelo mesmo fabricante e expostas em locais com condições climáticas diferentes, com o objetivo de verificar a influência do índice ultravioleta (IUV); (iii) amostras de geomembranas expostas com e sem cobertura de geotêxtil, com vista a avaliar a eficácia do geotêxtil como proteção às geomembranas; e (iv) amostras de geomembranas não-expostas, para servir como referência. O trabalho teve, também, por objetivo comparar as propriedades das geomembranas expostas com os requisitos mínimos presentemente preconizados pelo Geosynthetic Research Institute (GRI), a fim de verificar se, após 12 anos de exposição, estas ainda cumprem os requisitos estabelecidos por este organismo. As propriedades estudades foram a massa volúmica, o índice de fluidez, a resistência à tração e extensão na cedência e na rotura, o teor em negro de carbono e o tempo de indução à oxidação. Verificou-se que as propriedades das diferentes geomembranas foram influenciadas pela exposição às condições climáticas, sobretudo, o tempo de indução à oxidação e massa volúmica. Para as geomembranas fornecidas pelo mesmo fabricante, expostas em locais com diferentes condições climáticas, apenas uma delas parece ter sido influenciada pelo IUV. Verificou-se, também, que o geotêxtil de cobertura não foi eficaz na proteção das geomembranas contra os efeitos das condições climáticas. Os resultados obtidos indicam que as geomembranas expostas durante 12 anos ainda cumprem os requisitos mínimos indicados pelo GRI, à exceção do tempo de indução à oxidação. Da análise integrada dos resultados, conclui-se que as geomembranas expostas se encontram na Fase A de degradação, designada por depleção de antioxidantes, pelo facto de ainda subsistirem antioxidantes nas geomembranas expostas.