Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O líder enquanto dinamizador da comunicação interna nas organizaçõesPublication . Bacelar, Filipa Almeida; Miranda, Sandra Marisa LopesOs conceitos de liderança, comunicação organizacional interna e envolvimento têm vindo a ser tratados, investigados e trabalhados como realidades distintas e separadas. A literatura existente aborda os conceitos como pertencendo a esferas diferenciadas, não havendo uma articulação clara e uma relação entre os três conceitos. Surge assim a necessidade de inter-relacionar os conceitos e de compreender em que medida a liderança pode conduzir a um maior envolvimento dos colaboradores bem como apurar o seu contributo para o aperfeiçoamento da comunicação organizacional. Esta inter-relação será avaliada através do estudo de realidades empresariais portuguesas, onde será possível apurar de que forma ocorrem estes processos no seio das organizações. No contexto português há ainda um grande desconhecimento, e eventual desajustamento, das práticas de liderança, o que não permite traçar boas práticas, nem tão pouco apurar a influência dos seus comportamentos nas atitudes dos colaboradores. Em suma, pretende-se analisar a forma como o comportamento do líder dinamiza a comunicação interna e em que medida a ação dos líderes conduzem a um envolvimento mais efetivo dos colaboradores, através de uma investigação qualitativa materializada através de entrevistas semiestruturadas aos líderes. Os resultados da análise de conteúdo demonstraram o efeito positivo que o líder representa na implementação de dinâmicas de comunicação interna e no aumento do nível de envolvimento dos colaboradores, nas organizações em estudo, sendo igualmente apresentadas as implicações académicas e práticas do estudo.
- A interdisciplinaridade entre a expressão criativa e a matemática no 2º ciclo da Escola de Dança Ana Luísa MendonçaPublication . Costa, Ana Margarida Baltazar da Silva e; Marques, Ana SilvaO presente Relatório de Estágio resulta de uma prática pedagógica de natureza profissional concretizada no ano letivo de 2014/2015 no desenvolvimento do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança. A temática desenvolvida incidiu na interdisciplinaridade entre a Dança, mais especificamente na disciplina de Expressão Criativa do Curso Vocacional de Dança, e entre a Matemática, disciplina do currículo regular na qual se constatou que os alunos apresentam maior dificuldade, segundo a qual se verificam resultados com uma taxa de sucesso menos elevada e os alunos demonstram menor interesse. Estes indicadores corroborados a partir dos resultados dos exames nacionais do 2.ºCiclo do Ensino Básico, pela aplicação de um questionário inicial aplicado aos alunos da escola cooperante e ainda pela concretização de uma entrevista implementada aos professores de Matemática. A intervenção pedagógica foi concretizada na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça com a turma do 1º ano de Ensino Artístico Especializado de Dança, constituída por doze alunos ao longo de todo ano letivo. A metodologia aplicada teve por base os conteúdos e objetivos da Expressão Criativa como estratégia para abordar e consolidar os conteúdos de Matemática possibilitando que os alunos experienciassem uma abordagem prática a partir da utilização do corpo e exploração de movimento que fosse para além da transmissão convencional dessa matéria de ensino. As aulas de Expressão Criativa foram sendo desenvolvidas de acordo com a conexão dos conteúdos de ambas as disciplinas e o ano letivo culminou com a apresentação final de uma coreografia intitulada “Dançando a Matemática”. Foi ainda possível constatar-se a partir da aplicação de um questionário final aplicado aos alunos e conversa final de ano letivo de que estes são da opinião de que o estágio desenvolvido, temática inerente ao mesmo e intervenções práticas desenvolvidas foram do seu agrado e consideraram ser extremamente pertinente e positivo.