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- “Something there that wasn’t there before”: representação do amor romântico em Beauty and the Beast (1991)Publication . Noronha, Sofia Livro; Rodrigues, José Manuel CavaleiroEsta investigação analisa as representações de amor romântico no filme de 1991, dos estúdios Walt Disney, Beauty and the Beast. Tendo como base dois tipos de relação, com desfechos distintos, o estudo estabelece uma comparação entre o Monstro e Gaston e o modo como a sua ligação a Belle é representada. A principal meta é entender quais os códigos audiovisuais utilizados para transmitir a informação de que dadas personagens nutrem amor romântico. Simultaneamente, procurou-se compreender que mensagens acerca da temática persistem, tendo em conta algumas das críticas desenvolvidas acerca do conceito contemporâneo de amor romântico e do modo como é representado nos filmes de Hollywood. Para responder a estas questões, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo.
- Elaboração e aplicação de um Programa de Treino aos alunos do 2º ano de Dança, da Academia de Dança do Vale do Sousa, com vista à realização do exame de Grau 5 da Royal Academy of DancePublication . Tavares, Bianca; Amorim, VeraO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, realizou-se na Academia de Dança do Vale do Sousa integrado na disciplina de Técnica de Dança Clássica. A sua aplicação prática situou-se ao nível do 2º ano, no ano letivo de 2013/2014. O principal objetivo foi a elaboração e aplicação de um Programa de Treino com vista à realização do exame de Grau 5 da Royal Academy of Dance. Tendo na sua base a filosofia do método de investigação-ação, os princípios da realização deste projecto passaram pela procura constante das respostas às perguntas a) de onde, b) para onde, c) passando por onde, d) como, e) porquê e f) para quê, assim como pela análise detalhada dos critérios de avaliação do exame de Grau 5 e a sua ponderação na nota final. Desta forma, coloca-se aqui a questão de investigação: Como elaborar um programa de treino adequado ao conteúdo de exame, que vise uma correta progressão entre o conhecimento anteriormente adquirido e o que se pretende que o aluno adquira para a realização do exame subsequente? O trabalho desenvolvido e aplicado revelou-se eficaz, como poderá ser constatado na interpretação dos resultados, ressalve-se que apenas foi possível pela sua aplicação sistemática e coerente em todas as aulas da disciplina referida entre o mês de Outubro (2013) e Março (2014) – data dos exames. Recorreu-se a consulta bibliográfica objetiva que se constituiu como um complemento e suporte relevantes, não obstante a limitação face à especificidade e particularidade da temática abordada. A motivação para este trabalho surgiu da junção de dois factores: a formação e experiência profissional da Estagiária estarem fortemente relacionadas com a metodologia da Royal Academy of Dance, o que espoletam e promovem a vontade de criar uma associação entre o ensino vocacional de dança e o programa de estudos oferecido por aquela entidade; e pelo facto de parte do trabalho como tutora da Instituição ter sido, nestes últimos anos, o combate à “ancestral”, no sentido de recorrente (e ainda infeliz e frequente prática), teoria de que o syllabus é para ser dado e aplicado desde a primeira aula do ano letivo à data da realização do exame (com todos os prejuízos pedagógicos para a qualidade da lecionação e progressão efectiva dos alunos a quem se destina).