Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O teatro de revista no Estado Novo: a década de 30 do século XXPublication . Costa, Isa Monteiro Pereira da; Vasques, Eugénia; Trigo, JorgePretende-se com a presente dissertação realizar um estudo sobre o Teatro de Revista em Portugal na época do Estado Novo (1933-1974), mais especificamente no decurso da década de 30 do século XX. Realizou-se uma investigação de carácter histórico que abarca os factores social e económico portugueses numa década politicamente importante, o Estado Novo, vista através de uma manifestação artística tão específica como é a Revista à Portuguesa. Estudou-se também a importância da música neste género teatral (especificamente o fado), bem como as relações existentes entre os guiões escritos das peças de Teatro de Revista e a Comissão de Censura do Secretariado Nacional de Propaganda, tentando-se perceber quais as temáticas mais censuradas e os critérios seguidos pelos censores nas suas visitas aos ensaios e espectáculos de Revista à Portuguesa. Foi feito um estudo de caso, a Revista Água Vai!, de 1937, cujos autores, Chianca de Garcia (1898-1983) e Tomaz Ribeiro Colaço (1899-1965), descontentes com os cortes e comentários do censor no guião primitivo da peça, elaboraram uma carta de contestação que remetem à Comissão de Censura.
- A metáfora e a imagem : estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem na aula de Técnica de Dança Moderna com os alunos dos 2º e 3º anos do ensino vocacional na Academia de Dança Contemporânea de SetúbalPublication . Silva, Patrícia Rosa Gonçalves; Graça, CristinaO presente relatório insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. Descreve a prática de lecionação numa das Escolas Vocacionais de Dança do sistema educativo português, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, tendo sido direcionado para alunos do 3º ciclo, especificamente para os dos graus Elementar 2 e Intermedio 1 (2º e 3º anos do ensino vocacional), que frequentavam a escola no ano letivo 2012/2013. A área disciplinar deste estágio foi a do ensino da Técnica de Dança Moderna, apoiado nos princípios da linguagem Graham. Determinou-se como principal objetivo desenvolver nos alunos a consciência corporal e a consciência do movimento, apoiadas numa incorporação criativa do gesto técnico, a qual se procurou estimular mediante a estratégia pedagógica do uso da metáfora e das imagens visuais e mentais no contexto da aula de dança. Partimos de uma recolha de informação teórica relativa à estratégia pedagógica aplicada, com a intenção de perceber o seu processo e de que forma se pode adequar ao ensino de uma técnica de dança específica, neste caso, a técnica de dança moderna, criada por Martha Graham. Fez igualmente parte da nossa pesquisa um breve estudo sobre a fase do desenvolvimento e do processo de aprendizagem durante o período da adolescência. Este estudo foi realizado mediante uma metodologia de investigação-ação, recorrendo a alguns dos instrumentos de avaliação característicos deste tipo de investigação – grelhas de observação, diários de bordo e registo de vídeos que foram analisados de acordo com a metodologia. Após o processo de investigação são apresentados os resultados obtidos e respetivas reflexões.