Browsing by Issue Date, starting with "2009-04-14"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O product placement nas novelas de ficção nacionalPublication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgeO objectivo deste estudo é o de avaliar a situação actual do Product Placement nas telenovelas de produção nacional e compreender a dimensão social e comercial deste fenómeno. Para o efeito foram selecionadas as telenovelas de maior audiência nos canais privados a operar em Portugal, comparando telenovelas destinadas a adultos com as destinadas a crianças e jovens. Em todas as telenovelas foram encontradas uma diversidade de categorias de produtos comuns, embora com diferenças significativas entre elas.
- Robert Park: o primeiro clássico da sociologia da comunicação e dos mediaPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesApenas nas últimas duas décadas os estudos de comunicação e media começaram a incorporar, na história da investigação do seu campo de análise, o importante legado da escola sociológica de Chicago. É hoje aceite que se devem à sociologia de Chicago (do final do século XIX e princípios do século XX) as primeiras reflexões sistemáticas que estão na génese de uma variante de investigação compreensiva sobre o papel constituinte da comunicação na sociedade e dos media no mundo moderno. Estes contributos fornecem esclarecimentos de grande relevância para a conexão entre comunicação e interacção social e para as relações entre comunicação, cultura e democracia. Esta apresentação discute, em particular, o contributo que Robert E. Park deu para a constituição de uma sociologia da comunicação e dos media. Começa-se por referir como Park, referência incontornável nos estudos sobre a cidade e a ecologia humana e menos reconhecido pela sua reflexão no âmbito comunicacional, desenvolveu uma perspectiva sobre a sociedade que está centrada no conceito de comunicação; de seguida, enfatiza-se como se devem a este sociólogo americano as primeiras análises sobre os jornais nas sociedades modernas. À luz das profundas transmutações que estão presentemente a ocorrer nos fluxos de comunicação e nos media, as quais remodelam as formas de interacção e revolvem o universo da imprensa tradicional, as considerações de Park merecem mais do que nunca ser revisitadas e reanalisadas.