Browsing by Author "Wemans, Maria Madalena Cordeiro De Sousa"
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- Aprender na relação: um estudo de caso sobre as interações entre adultos e criançasPublication . Wemans, Maria Madalena Cordeiro De Sousa; Toledo, LeonorO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada II, realizada em contexto de jardim de infância entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Realizado a partir da observação e intervenção numa sala de crianças de 3 anos, este documento procura apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, todo o percurso interventivo e investigativo exercido no contexto. A problemática “Quais as reações das crianças às diferentes interações/posicionamentos do adulto?” surgiu a partir das observações realizadas no decorrer da prática, nas quais foi possível constatar a diversidade de reações das crianças às diferentes interações dos adultos. Neste sentido, para a investigação desenvolvida, definiram-se os seguintes objetivos: (i) caracterizar as formas de interações dos adultos com as crianças, aprofundado as suas possíveis vantagens e desvantagens; (ii) analisar e caracterizar as reações diretas das crianças às interações dos adultos; e (iii) identificar os comportamentos de empatia, autonomia e entreajuda que possam evidenciar uma aprendizagem a partir das interações das crianças com os adultos. A presente investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso de natureza qualitativa. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante e não participante, pesquisa documental e notas de campo. Através da análise dos dados foi possível verificar que, ao oferecer uma solução fundamentada, muitas vezes, o adulto acaba por fazer também uma proposta de autonomia. A autonomia vai sendo adquirida ao longo do tempo e apenas é possível que uma criança seja autónoma se for incentivada a isso. Para tal, é necessário que o adulto esteja aberto ao erro, às tentativas falhadas. Estar aberto ao erro implica que reaja de forma calma e com naturalidade, tendo a possibilidade de modular a emoção da criança. Todas estas ações, com o hábito, promovem a entreajuda e os comportamentos de empatia entre as crianças. Ao relacionar-se com as crianças, o adulto ajuda-as a aprenderem como se podem relacionar também umas com as outras.