Browsing by Author "Vieira, Nadja Diogo da Silva"
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- Os lugares e as práticas de participação das crianças e a ação dos/as adultos/as: projeto de intervenção numa casa de acolhimento residencialPublication . Vieira, Nadja Diogo da Silva; Tomás, Catarina AlmeidaNo âmbito do Mestrado em Intervenção Precoce, o presente projeto de intervenção visa descrever e analisar a implementação de um projeto de intervenção numa casa de acolhimento residencial no distrito de Lisboa tendo em vista a promoção das participações das crianças na organização, gestão e dinamização da Casa. Pautado nos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, da Sociologia da Intervenção e da Intervenção Precoce, desenvolveu-se o projeto de intervenção de setembro 2016 a outubro de 2017, com 23 crianças (entre os 6 e os 19 anos) e 12 adultos/as (entre os 25 e os 63 anos) - educadores/a, técnicos/as e directora -, de forma a (re)pensar processos e dinâmicas de intervenção com vista a promover espaços-tempos e processos e práticas promotores da participação das crianças. Do ponto de vista metodológico, implementou-se um projeto participado, no sentido de promover alterações e reconfigurações do processo de acolhimento e do quotidiano das crianças que habitam aquele espaço. Os resultados da intervenção apontam para algumas mudanças de comportamentos, para a consciencialização da necessidade de formação contínua dos/das adultos/as, com especial enfoque nos direitos da criança, para a alteração de processos e procedimentos e, ainda, para a necessidade de desenvolvimento de práticas de autonomização. Se o papel de participação das crianças assumiu um lugar de destaque no projeto, no caso das famílias, muitas limitações se fizeram sentir no sentido de também com elas trabalhar. Outro dos aspectos a destacar prende-se com o papel e a ação que a Intervenção Precoce pode assumir nestes espaços ao constituir-se como um reforço e um estímulo para o trabalho realizado em acolhimento residencial e dessa forma trazer benefícios no quotidiano e para o bem-estar dos/as habitantes deste contexto, a partir do pressuposto de que a sua participação ativa se torna fundamental nesse processo.