Browsing by Author "Vieira, Diana Manuela"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A barra de chão como ferramenta de treino do en dehors nas aulas de técnica de dança clássica no 1º ano da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Vieira, Diana Manuela; Nascimento, VandaElaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio tem como título ‘A Barra de Chão como ferramenta de treino do en dehors nas aulas de técnica de dança clássica no 1º ano da Escola de Dança Ana Mangericão’. O Estágio desenvolvido no ano letivo de 2018/19 com as alunas do 1º ano da Escola de Dança Ana Mangericão, teve por área de lecionação a Técnica de Dança Clássica, mais especificamente, a preparação física para dança. Partindo da fundamentação que orientou a elaboração da proposta metodológica, definiu-se como objetivo geral a implementação de um momento de promoção da rotação externa do membro inferior ao nível da articulação da anca, através do método de barra de chão de Boris Kniaseff. A partir desta premissa foi possível identificar os objetivos específicos que levariam ao melhoramento da rotação externa do membro inferior ao nível da articulação da anca – en dehors. Após a revisão da literatura que sustenta a fundamentação teórica, da leitura das perspetivas dos diferentes autores de referência, da análise da entrevista realizada à professora cooperante, grelhas de observação e da avaliação da flexibilidade, foi possível a recolha de dados relevantes em campo através da metodologia da investigação-ação e pôde concluir-se que a existência de um momento de barra de chão durante as aulas de técnica de dança clássica (no 1º ano da Escola de Dança Ana Mangericão), estruturadas de modo a permitir o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuíram para uma maior consciência muscular e esquelética dos alunos bem como para avaliar a sua evolução e detetar lesões que possam vir a condicionar o saudável crescimento do aluno, bem como o seu correto desenvolvimento técnico e artístico.
