Browsing by Author "Vieira, Daniela Bastos Moutinho Machado"
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- Processos de autoavaliação da aprendizagem durante o tempo de estudo autónomoPublication . Vieira, Daniela Bastos Moutinho Machado; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosEste relatório tem como objetivo descrever de modo reflexivo o processo de intervenção pedagógica realizado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Deste processo, emergiu a escolha do tema do estudo empírico, “Processos de autoavaliação da aprendizagem durante o Tempo de Estudo Autónomo” realizado numa turma do 3.º ano do 1.º CEB que igualmente se apresenta. Assim, configurou-se como finalidade da investigação estudar e melhorar os processos de autoavaliação da aprendizagem durante o TEA e como objetivos específicos de investigação, i) Caraterizar os critérios de autoavaliação utilizados pelos alunos nas primeiras três semanas do estudo; ii) Caraterizar os critérios de autoavaliação utilizados pelos alunos nas três últimas semanas do estudo; iii) Estabelecer comparações entre os resultados obtidos, na fase inicial e na fase final do estudo. Tendo em linha de conta a natureza do estudo a metodologia adotada é de natureza qualitativa, com aspetos muito semelhantes aos da metodologia da investigação-ação. Utilizaram-se, como técnicas de recolha de dados, essencialmente, a pesquisa documental e o focus group. Como técnicas de tratamento de dados, privilegiou-se a análise de conteúdo, seguindo os pressupostos metodológicos sugeridos por Bardin (2013). Trataram-se alguns dados com recurso ao software Excel. Os resultados evidenciam que numa fase inicial os alunos não utilizavam critérios de autoavaliação que lhes permitissem melhorar o seu trabalho. Não obstante, as estratégias implementadas para a melhoria destes processos, revelaram-se adequadas, sendo que no final do processo se verificou uma melhoria na diversificação e adequação de critérios utilizados pelos alunos na autoavaliação.