Browsing by Author "Vidal, Raquel Saraiva"
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- “A mãe do L. veio à nossa sala explicar o que é uma maritaca” – A importância da participação das famílias no jardim de infânciaPublication . Vidal, Raquel Saraiva; Lino, DalilaO presente relatório tem como objetivo retratar de forma reflexiva o percurso realizado durante a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de Jardim de Infância (JI), numa organização socioeducativa localizada na área metropolitana de Lisboa. Desta forma, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, com um grupo de vinte e três crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Numa fase inicial do relatório é evidenciada a caracterização do contexto, que serve como ponto de partida para a definição das intenções para a ação educativa. Posteriormente, procedeu-se à avaliação dessas intenções e de todo o processo de intervenção. Assim sendo, surge o tópico referente à investigação desenvolvida no presente contexto, cuja problemática é a importância da participação das famílias no jardim de infância. Esta surgiu de um interesse pessoal e de percecionar as reações das crianças à presença dos familiares na sala de atividades, tendo como objetivos (i) compreender de que forma é que as famílias são envolvidas no jardim-de-infância, (ii) identificar os constrangimentos e potencialidades no envolvimento das famílias e (iii) percecionar de que forma é que o/a educador/a promove a relação com as famílias. Esta investigação é de natureza qualitativa, assente num estudo de caso, com recurso a técnicas de recolha de dados como observação participante, pesquisa documental, entrevistas e inquérito por questionário. Para além disso, como metodologia de análise de dados é utilizada a análise de conteúdo. Desta forma, irá compreender-se a importância da participação das famílias no jardim de infância, a relação entre a equipa educativa e as famílias para o desenvolvimento das crianças bem como o papel do/a educador/a de infância enquanto promotor do envolvimento das famílias. Por último, é apresentada a construção da profissionalidade docente, que conta com uma reflexão sobre os valores que estiveram na base da ação pedagógica em contexto de PPS e quais os princípios que serão tidos em conta na prática futura.